O Prêmio Caio, maior premiação da indústria de eventos e turismo do Brasil, revelou, no último dia 09 de dezembro, os melhores empreendimentos e destinos para eventos de 2014. A cerimônia, que aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo, reuniu os principais players dos mercados de eventos e turismo, além de dirigentes de agências especializadas em eventos e empresas fornecedoras, também premiados na cerimônia.
Foram 30 empreendimentos premiados (Resorts, Hotéis, Centros de Convenções, Pavilhões e Espaços para Eventos) entre 144 finalistas, além de 15 destinos que oferecem os melhores espaços para eventos, entre os 18 escolhidos para o shortlist. O evento revelou ainda o vencedor o Jacaré Verde, o Prêmio Caio Sustentabilidade, que este ano ficou com a Accor, com a campanha “Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes” e os ganhadores do Grand Prix Prêmio Caio – as personalidades do setor que mais se destacam nas categorias Centros de Convenções – Milena Palumbo (Rio Centro), Cliente – Beatriz Galloni (MasterCard), Eventos – Carlos Eduardo Arruda (Case Imagine), Fornecedores para Eventos – Abel Gomes (SRCom/P&G Cenografia), Hotelaria – Chieko Aoki (Blue Tree), Institucional – Bruno Omori (ABIH SP )e Marketing de Destinos – Elisabete Sorrentino (SPCVB).
Vencedores de três edições do Grand Prix Prêmio Caio também foram homenageados com o Hall da Fama: Ricardo Bueno (Bueno.br), Sergio Pasqualin (Expo Center Norte e Academia Brasileira de Eventos e Turismo) e Toni Sando (São Paulo Convention & Visitors Bureau).
Entre as empresas especializadas e fornecedores, foram 46 premiados, com destaque para a agência carioca Alternativa F Eventos, estreante na premiação, com cinco Jacarés de Ouro e cinco Pratas, em nove categorias diferentes.
Os trabalhos vencedores dos segmentos de Eventos e Serviços também foram destaque durante o Seminário Prêmio Caio, um ciclo de minipalestras que reuniu público de mais de 750 pessoas para assistirem as apresentações de 54 especialistas dos setores de eventos e turismo. O conteúdo abordou as estratégias dos cases finalistas da 15ª edição do Prêmio Caio e uma análise de 20 destinos brasileiros para eventos de negócios e turismo.
O Prêmio Caio analisou trabalhos em 20 categorias no segmento de Eventos, que contemplam Congresso, Convenção, Eventos Artísticos, Corporativos, Endomarketing, Incentivo, Relacionamento, Responsabilidade Social, Esportivos, Promocional, Social, Lançamento de Produto, Seminário e Viagem de Incentivo; e 13 no segmento de Serviços, nas áreas de Cenografia, Comunicação Visual, DMC, Estandes, Infraestrutura, Marketing Estratégico, Operação e Produção e Soluções Inovadoras, representando os 52 segmentos da economia que tem, nos eventos, seu motor socioeconômico.
Já no segmento de Empreendimentos, foram 10 categorias que contemplam Resorts Urbanos ou de Campo; Resorts de Praia; Hotéis com Espaços para Eventos de Pequeno, Médio e Grande portes; Centros de Convenções de Pequeno, Médio e Grande portes; Pavilhões de Feiras e Exposições; e Espaços para Eventos de Pequeno, Médio e Grande portes. Em Destinos, concorrem as cidades reconhecidas como Destinos para Eventos de Pequeno, Médio e Grande portes.
Os trabalhos inscritos passam pelo crivo de importantes especialistas do segmento. Na edição de 2014, o júri teve a coordenação de Elza Tsumori com a participação de mais de 150 especialistas de empresas como Alatur, Bancorbras, FCEM, KPMG, Nascimento Turismo, Pfizer, Scania, Tâmisa Eventos, Tarkus, Tribeca, Travel Idea, Votorantim etc.
A relação completa dos vencedores dos Jacarés de Ouro, Prata e Bronze da 15ª edição do Prêmio Caio está disponível a partir deste dia 10/12 no site: www.premiocaio.com.br
Mercado
O setor de eventos e turismo movimentou R$562,9 bilhões em 2013 representando 13,5% do PIB brasileiro, sendo R$ 209,2 bilhões no segmento de eventos, o que representa uma participação de 4,32% no PIB. Foram contabilizados 590 mil eventos no país no ano passado, que geraram 7,5 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos no país – dados II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos (ABEOC/Sebrae). Já a receita total do Turismo no Brasil foi calculada em R$ 443,7 bilhões (9,16% do PIB), segundo o Conselho Mundial de Turismo (WTTC).
Juntos, o setores de Eventos e Turismo, representam mais de 11,4 milhões de empregos. Segundo a ICCA – International Congress and Convention Association, os ingressos do Turismo de Eventos e Congressos superam US$ 1 trilhão e movimentam cerca de 160 milhões de participantes. Somente na cidade de São Paulo, são realizados 300 mil eventos por ano, entre reuniões, eventos socioculturais, convenções, congressos, exposições, feiras comerciais e eventos esportivos.
Confira a relação dos vencedores dos Segmentos Empreendimentos e Destinos:
RESORT URBANO OU DE CAMPO
OURO - Royal Palm Plaza Resort Campinas - Campinas/SP
PRATA - Bourbon Atibaia Resort Spa & Convention - Atibaia/SP
BRONZE - Bourbon Cataratas Convention Resort - Foz do Iguaçu/PR
RESORT DE PRAIA
OURO - Costão do Santinho Resort & Spa - Florianópolis/SC
PRATA - Sofitel Jequitimar Guarujá - Guarujá/SP
BRONZE - Costa do Sauipe - Costa do Sauipe/BA
HOTEL COM ESPAÇO PARA EVENTOS DE GRANDE PORTE
OURO - Sheraton WTC Hotel São Paulo/ WTC Convention Center - São Paulo/SP
PRATA - Grand Hyatt São Paulo - São Paulo/SP
BRONZE - Copacabana Palace - Rio de Janeiro/RJ
HOTEL COM ESPAÇO PARA EVENTOS DE MÉDIO PORTE
OURO - Hilton São Paulo Morumbi - São Paulo/SP
PRATA - Pullman São Paulo Vila Olímpia & Caesar Business - São Paulo/SP
BRONZE - Hotel Villa Rossa - São Roque/SP
HOTEL COM ESPAÇO PARA EVENTOS DE PEQUENO PORTE
OURO - Fasano Hotel e Restaurante - Rio de Janeiro/RJ
PRATA - Gran Estanplaza São Paulo - São Paulo/SP
BRONZE - Blue Tree Premium Faria Lima - São Paulo/SP
CENTRO DE CONVENÇÕES DE GRANDE PORTE
OURO - Centro de Convenções SulAmérica - Rio de Janeiro/RJ
PRATA - Mendes Convention Center - Santos/SP
BRONZE - Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 - Brasília/DF
CENTRO DE CONVENÇÕES DE PEQUENO / MÉDIO PORTE
OURO - Campos do Jordão Convention Center - Campos do Jordão/SP
PRATA - Centro de Convenções Rebouças - São Paulo/SP
BRONZE - Espaço Apas Centro de Convenções - São Paulo/SP
PAVILHÃO DE FEIRAS E EXPOSIÇÕES
OURO - Transamérica Expo Center - São Paulo/SP
PRATA - Anhembi Parque - São Paulo/SP
BRONZE - Riocentro Exhibition & Convention Center - Rio de Janeiro/RJ
ESPAÇO PARA EVENTOS DE GRANDE PORTE
OURO - Centro Fecomercio de Eventos - São Paulo/SP
PRATA - Espaço Rosa Rosarum - São Paulo/SP
BRONZE - Almenat - Embu/SP
ESPAÇO PARA EVENTOS DE PEQUENO / MÉDIO PORTE
OURO - Casa Fasano Itaim - São Paulo/SP
PRATA - Terraço Itália - São Paulo/SP
BRONZE - Club Transatlântico - São Paulo/SP
Destino para Evento de Grande Porte
OURO - Salvador/BA
PRATA - Fortaleza/CE
BRONZE - Florianópolis/SC
Destino para Evento de Pequeno e Médio Porte da Região Centro-Oeste / Norte
OURO - Goiânia / GO
PRATA - Belém / PA
BRONZE - Caldas Novas / GO
Destino para Evento de Pequeno e Médio Porte da Região Nordeste
OURO - Natal / RN
PRATA - João Pessoa / PB
BRONZE - Maceió / AL
Destino para Evento de Pequeno e Médio Porte da Região Sudeste
OURO - Guarujá / SP
PRATA - Campos do Jordão / SP
BRONZE - Campinas / SP
Destino para Evento de Pequeno e Médio Porte da Região Sul
OURO - Foz do Iguaçú / PR
PRATA - Gramado/Canela / RS
BRONZE - Balneário Camboriú / SC
Prêmio Caio
O Prêmio Caio foi criado em 1999, com o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho de empresas e profissionais da Indústria Brasileira de Eventos, proporcionando reconhecimento em seu segmento e na mídia. Realizada pela Eventos Expo Editora, é a única premiação do setor no Brasil. A origem do nome é uma homenagem a Caio de Alcantara Machado, profissional pioneiro na área de eventos e feiras de negócios, criativo e bem-sucedido no lançamento de novos produtos, promoção e organização de eventos. Mais detalhes: www.premiocaio.com.br
Para mais informações e fotos do evento acesse: www.premiocaio.com.br
Comentários