Prêmio Caio de Sustentabilidade em 2015 premia as melhores práticas do setor

Projetos vencedores do Jacaré Verde são fruto da preocupação ambiental das empresas e engajamento das agências promotoras

O Prêmio Caio, maior premiação brasileira da indústria de eventos, elegeu os melhores cases em práticas sustentáveis do setor em 2015. Foram entregues três Jacarés Verde para as empresas Bueno Br Cenografia, Agência Alternativa F e Accor Hotels.

A Bueno Br Cenografia foi premiada pelo projeto Puf & Puf, que reaproveita os resíduos da construção cenográfica de eventos para a criação de utensílios diversos, como pufs, tapetes, estantes, sacolas, sofás palets e prateleiras, entre outros. Os materiais vão desde MDF e compensado até sarrafos, lonas vinílicas, telas, lycra, chita, napa, suede entre outros.

O projeto de reciclagem nasceu da indignação do diretor da empresa, Ricardo Bueno, ao ver parte do material empregado nos eventos sendo descartado nas caçambas de coleta de lixo. “Nós fazemos 240 eventos em um ano. Cada evento consome pelo menos uma caçamba. São cerca de 3 mil metros cúbicos a menos de resíduos na natureza”, explica.

O pensamento consciente de reaproveitamento dos materiais o perseguiu até o ano passado, quando em conjunto com alguns colaboradores idealizaram o projeto, colocando em prática esse sonho.

Esse projeto foi agregando tanta consciência entre todos que teve 100% de adesão ao movimento de reaproveitamento. O coordenador do projeto, Leandro Rocha, conta que havia uma indignação na Bueno Br com as caçambas cheias de material reciclado. “O material que tínhamos era muito rico. Há um grande mercado de empresas e pessoas interessadas no reaproveitamento de resíduos.”

Todo o dinheiro arrecadado com as vendas dos produtos da Puf & Puf é revertido para os próprios colaboradores da Bueno Br. Essa receita é utilizada para organização de festas internas, aquisição de equipamentos que beneficiem diretamente à equipe e o bem estar dentro das nossas instalações.

A diretora comercial da empresa, Leila Bueno, destaca que como produtores em massa de matéria prima, o setor tem a obrigação de fazer com que isso tenha a destinação correta. “Quem não se preocupar com o seu lixo não vai ter muito tempo de vida no mercado”. Para a empresária, a indicação da Puf & Puf ao Prêmio é a comprovação de que o projeto é um sucesso.

Plant for the Planet - A Accor Hotels também foi vencedora do Jacaré Verde em Sustentabilidade. O case ganhador foi o Plant for the Planet, projeto que visa financiar o plantio de 10 milhões de árvores até 2021 em regiões desmatadas ao redor do mundo.

A empresa apresenta o projeto aos seus hóspedes e os motiva a reutilizarem suas toalhas durante a estadia. “A cada cinco toalhas, em média, reutilizadas pelos clientes da rede no Brasil, uma árvore é plantada”, explica Antonietta Varlese, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Accor Hotels América do Sul. Outro grupo estratégico para a empresa são as camareiras, pois ao entenderem o projeto, elas não retiram toalhas sem necessidade.

No Brasil, o local escolhido foi a Serra da Canastra. Desde que o projeto teve início no país em 2008, já foram plantadas cerca de 500 mil mudas de árvores, reflorestando praticamente três bacias hidrográficas. “Por meio desta ação, estamos ajudando na recuperação da fauna e da flora na região.”

Para a diretora da Accor Hotels, a premiação é extremamente importante e serve como motivador não apenas às equipes que participam diariamente desse programa. “O que nós queremos é divulgar ainda mais o projeto para que os hóspedes se conscientizem da importância da sua ação para a sustentabilidade. O reconhecimento do setor hoteleiro é muito significativo e colabora para que tenhamos mais recursos para poder plantar”, explica Antonietta.

A diretora da empresa espera conseguir inspirar outras redes de hotéis a desenvolverem projetos sustentáveis e planeja a expansão no Brasil. “Seria extremamente positivo. Na América do Sul temos 270 hotéis e vamos duplicar para 500 até 2020. Sabemos do impacto que causamos e queremos trabalhar para minimizar o máximo possível.”

Fábrica de brinquedos ouro - Anualmente, a Tokio Marine Seguradora premia seus corretores parceiros, por meio de um ranking baseado em metas. Os vencedores são todos aqueles que atingiram e superaram as metas estabelecidas para o ano em questão. São três grupos de corretores premiados: os Prata, os Ouro e os Diamante, de acordo com o faturamento. Para os Corretores Ouro, como forma de reconhecimento, é oferecida uma viagem de relacionamento para um destino nacional, com direito a acompanhante, e um grande diferencial: a possibilidade de visitar atrações e participar de atividades que não são encontradas em nenhum pacote turístico.

O projeto vencedor do Jacaré Verde no Prêmio Caio Sustentabilidade foi além este ano. O projeto realizou uma atividade social e interativa com crianças da Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes Raio de Luz, em Porto de Galinhas (Pernambuco). A Alternativa F Eventos foi contratada para coordenar uma atividade social que pudesse ajudar a comunidade local de Porto de Galinhas.

“A gente faz as viagens de incentivo da Tokio Marine todos os anos. Nesta oportunidade, eles queriam engajar os corretores de forma especial, e não ficar apenas em uma viagem simples”, conta Ana Carolina Nani, sócia da Alternativa F Eventos.

O projeto Fábrica de Brinquedos Ouro consistiu em construir brinquedos a partir de materiais recicláveis e entregar para crianças da comunidade. A partir de madeira de reflorestamento, plástico e outros tipos de materiais recicláveis, foram fabricados carrinhos de roleman, bonecas, carrinhos para areia, aviões, vai e volta, entre outros.

Cerca de 250 pessoas construíram brinquedos para diferentes tipos de crianças carentes com idades variadas. Ao final da ativação, as crianças foram recebidas pelos corretores para a entrega de brinquedos. “Isso emocionou a todos”, afirma Ana Carolina.

Foram 14 crianças participantes e 100% dos brinquedos doados. A coordenadora de Marketing da Tokio Marine Seguradora, Erica Morais, conta que os participantes avaliaram de maneira extremamente positiva a experiência. “Conseguimos envolvê-los na emoção que se precisava para ter o resultado final. O impacto para os corretores foi tamanho que muito continuam ajudando o local”.

O Prêmio Caio apoia o Instituto Ayrton Senna

O Prêmio Caio 2015 tem o patrocínio do Expo Center Norte, Bueno.br, Ucan; Atmo; Visit Berlin e Senac - Apoio Comercial: Polly Studio e Eventos; BR Charge; Display Fan; Tam Viagens Itaim Bibi; Arte Verde Brasil; Innovatore; Mkt 21; Moblee e Techhouse - Agencia Oficial: Levitatur, Transportadora Aérea: Latam - Corretora Oficial: Dutra Lima

Sobre o Prêmio - Criado em 1999, o "Oscar" dos Eventos no Brasil premiou, neste ano, 20 empresas especialistas em eventos, marketing promocional, cenografia, infraestrutura e viagens de incentivos. Os vencedores em Ouro, Prata e Bronze foram revelados no último dia 15 de dezembro, durante a Noite do Jacaré, no Expo Center Norte, em São Paulo e podem ser conhecidos no site da premiação: www.premiocaio.com.br.

O Prêmio Caio é realizado pela Eventos Expo Editora, coordenado por um Conselho Diretor composto pelas organizações: ABIH, ABRACCEF, ACADEMIA, AMPRO, IPC, UBRAFE e UNEDESTINOS, e apoiado oficialmente pelas principais entidades representativas dos segmentos de eventos, promoção comercial, marketing promocional e turismo de negócios: ABBTUR, ABEOC, ABETAR, ABLA, ABRACORP, ABRACE, ABRAFEC, ABRAJET, ABRASEL, ABREMAR, ADVB, ANETUR, BRAZTOA, FBHA, FENACTUR, FOHB, FORNATUR, IBEV, IFEA BRASIL, OBME , RESORTS BRASIL, SINDEPAT e SINDIPROM.