Prêmio Caio anuncia os 21 vencedores do Personalidades do Ano 2012

O Prêmio Caio acaba de definir os profissionais eleitos PERSONALIDADE DO ANO 2012. Foram 21 nomes escolhidos entre 683 indicados, os melhores e mais significativos profissionais do setor de eventos e turismo em sete segmentos: Centro de Convenções, Cliente, Eventos, Hotelaria, Institucional, Marketing de Destino e Serviços para Eventos.

O Conselho de Jurados do Prêmio Caio, constituído por 204 profissionais da maioria dos Estados brasileiros, foi responsável pela indicação dos finalistas em cada segmento, os quais foram submetidos ao Conselho Diretor da premiação, composto pela mais representativas entidades do setor: ABEOC, ABIH, ABRACCEF, ACADEMIA, AMPRO, CBCVB, IPC e UBRAFE, que, em reunião realizada na semana passada, elegeu as 21 Personalidades do Ano 2012.

“Esta é uma das principais homenagens da premiação, que reconhece o histórico profissional, a performance e a relevância de cada uma das Personalidades em seu segmento. Todos os eleitos já são vencedores, Personalidades do Ano e, na noite da premiação, será anunciado dentre eles, o Grand Prix Prêmio Caio.”, afirmou o idealizador da premiação, Sergio Junqueira Arantes.

O prêmio Personalidades do Ano nasceu em 2010 e os critérios para a definição dos vencedores passam atualmente por três etapas. A primeira delas é uma ‘eleição técnica’, onde cerca de 200 jurados indicam, de forma espontânea, até três nomes em cada segmento. Nesta fase são indicados os cinco mais votados, considerados Finalistas, que passam para a etapa seguinte, que pode ser denominada de ‘eleição política’, na qual são eleitos pelo Conselho Diretor as três Personalidades do Ano em cada um dos sete segmentos. A próxima e última etapa é a ‘eleição popular’: os três nomes em cada segmento, eleitos pelo Corpo de Jurados e referendados pelo Conselho Diretor, são submetidos à votação popular, realizada diretamente no Portal Prêmio Caio. Ao final desta etapa, o mais votado em cada segmento será revelado na Noite do Jacaré como o Grand Prix 2012.

Desde sua criação, o prêmio Personalidades do Ano já sofreu alguns ajustes na metodologia de seleção. “O novo sistema de eleição democratizou o processo de escolha dos melhores profissionais e valorizou a eleição dos Grand Prix.”, comenta Junqueira.

Para Sergio Luiz Bicca, representante da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux e membro do Conselho Diretor do Premio Caio, a metodologia adotada para a escolha dos melhores profissionais é adequada. “Tenho o prazer de conhecer o Prêmio Caio desde antes de existir, enquanto ainda era projeto. É importante salientar, conhecendo os bastidores, a forte vontade de sempre manter a mais perfeita idoneidade na representação do voto do júri. Acredito na metodologia utilizada porque permite ao jurado um profundo conhecimento dos participantes, de forma que ele consegue fazer um bom trabalho, além de ser totalmente online, sem influências. Em minha opinião, o Prêmio tende a crescer cada vez mais por conta de sua representatividade e das pessoas e entidades envolvidas”, afirmou.

Elza Tsumori, da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, preside o júri do Premio Caio pelo segundo ano consecutivo e também elogia o método de seleção do Personalidade do Ano. “É interessante recebermos uma listagem de votação aberta, torna-se mais difícil de escolher, porque vários nomes se repetem ano após ano, as pontuações são muito próximas e o desempate é muito rico em conteúdo. Os membros do Conselho Diretor tem uma experiência muito grande em seus setores, o número de jurados também é bom, dá uma visão bastante ampla e deixa para nós uma grande responsabilidade”, disse.

Roosevelt Hamam, vice-presidente da ABEOC Nacional, que já foi presidente do Júri por dois anos, afirma que “o Premio Caio é de fundamental importância para o mercado de eventos, pois tem a função de estimular e valorizar o setor, em todos os segmentos, sendo indicativa da atividade responsável pelo aprimoramento cada vez maior na preparação e execução de um número diversificado de eventos”.

Confira a lista dos finalistas do PRÊMIO PERSONALIDADE DO ANO 2012, por ordem alfabética:



















































A votação para a escolha dos Grand Prix em cada segmento ficará aberta no portal do Prêmio Caio a partir do próximo dia 15 de outubro.

Prêmio Caio

O "Oscar dos Eventos" foi criado em 1999, com o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho de empresas e profissionais da Indústria Brasileira de Eventos e Turismo, proporcionando reconhecimento em seu segmento e na mídia. É a única premiação do setor, realizada pela Eventos Expo Editora. A origem do nome é uma homenagem a Caio de Alcantara Machado, profissional pioneiro na área de eventos e feiras de negócios, criativo e bem-sucedido no lançamento de novos produtos, promoção e organização de eventos.

Tem como missão promover, difundir e aprimorar a utilização de uma das mais modernas e eficazes ferramentas de marketing à disposição das empresas: a promoção comercial, o marketing promocional, o turismo de negócios e os eventos, elegendo as melhores empresas, profissionais e empreendimentos destes setores no país. Além disso, resgatar a memória e preservar a cultura do setor.

O Prêmio Caio é coordenado por um Conselho Diretor composto pelas entidades mais representativas do setor: ABEOC, ABIH, ABRACCEF, ACADEMIA, AMPRO, CBCVB, IPC e UBRAFE, e apoiado oficialmente pelas principais entidades representativas dos segmentos de eventos, promoção comercial, marketing promocional e turismo de negócios: ABBTUR, ABETAR, ABLA, ABRACE, ABRACORH, ABRACORP, ABRAFEC, ABRAJET, ABRASEL, ABRATURR, ABREMAR, ANETUR, BRAZTOA, FENACTUR, FNHRBS, FOHB, FORNATUR, IBEV, IFEA BRASIL, OBME, RESORTS BRASIL, SINDEPAT e SINDIPROM.

Fonte: CBS COMUNICAÇÃO