“O desenvolvimento de uma consciência coletiva da importância da sustentabilidade como princípio exigível nas diversas ações empresariais e, mais ainda, a difusão do significado que as pegadas assumem para que uma empresa possa ostentar uma condição plena de Empresa Sustentável, tem feito com que, cada vez mais, grandes e médias empresas passem a exigir de toda sua cadeia produtiva que sejam também. Hotéis, centros de convenções, fornecedores de serviços para eventos e as organizadoras e agências de eventos doravante terão que certificar junto a seus clientes sua condição de ‘sustentáveis’, para poderem manter uma relação comercial. Esse é o exato sentido da proposta do Prêmio Caio Sustentabilidade”, acrescenta Junqueira.
Poderão concorrer todas as empresas de serviços e eventos do mercado nacional, bem como hotéis, centros de convenções, espaços para eventos e casas de espetáculo. Para participar, os interessados deverão cadastrar cases realizados no 2º semestre de 2011 até junho de 2012 no site premiocaio.com.br até o próximo dia 30 de setembro. A premiação acontece na Noite do Jacaré, juntamente com o Prêmio Caio, no dia 10 de dezembro, no Espaço Rosa Rosarium.
Os cases desta premiação deverão conter as estratégias de sustentabilidade, priorizando informações que reflitam o equilíbrio na apropriação de recursos financeiro, social e ambiental, soluções e promoções e o histórico de desempenho, repercussão, número e qualificação de pessoas impactadas, geração de negócios e outros indicadores de sustentabilidade, incluindo metodologia de abordagem, comunidades impactadas e inclusão social, que atendam aos desafios apresentados para o desenvolvimento sustentável, sempre que possível baseados nas melhores práticas e em protocolos internacionais.
A premiação é uma realização da Eventos Expo Editora. Alinhada ao tema sustentabilidade, a editora lançou este ano em uma de suas publicações, a Revista Eventos, o Caderno Boas Práticas, que busca ressaltar o trabalho de profissionais que já estão fazendo a diferença, e oferecer exemplos de boas práticas aos leitores e empresas do segmento de eventos. O caderno é assinado por Flávia Goldenberg, fundadora da Sob Medida Gestão em Sustentabilidade e representante da AMPRO – Associação de Marketing Promocional na elaboração da norma ISO 20121 para o desenvolvimento sustentável na organização de eventos. “O setor ganha importância e passa por grandes transformações, sob diversos pontos de vista e a Expo Editora não poderia ficar à margem dos conceitos de sustentabilidade que em breve serão imperativos para todo mercado”, finaliza Sergio Junqueira.
Prêmio Caio - O "Oscar dos Eventos" foi criado em 1999, com o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho de empresas e profissionais da Indústria Brasileira de Eventos, proporcionando reconhecimento em seu segmento e na mídia. É a única premiação do setor, realizada pela Eventos Expo Editora. A origem do nome é uma homenagem a Caio de Alcantara Machado, profissional pioneiro na área de eventos e feiras de negócios, criativo e bem-sucedido no lançamento de novos produtos, promoção e organização de eventos.
Tem como missão promover, difundir e aprimorar a utilização de uma das mais modernas e eficazes ferramentas de marketing à disposição das empresas: a promoção comercial, o marketing promocional, o turismo de negócios e os eventos, elegendo as melhores empresas, profissionais e empreendimentos destes setores no país. Além disso, resgatar a memória e preservar a cultura do setor.
O Prêmio Caio é coordenado por um Conselho Diretor composto pelas entidades mais representativas do setor: ABEOC, ABIH, ABRACCEF, ACADEMIA, AMPRO, CBCVB, IPC e UBRAFE, e apoiado oficialmente pelas principais entidades representativas dos segmentos de eventos, promoção comercial, marketing promocional e turismo de negócios: ABBTUR, ABETAR, ABLA, ABRACE, ABRACORH, ABRACORP, ABRAFEC, ABRAJET, ABRASEL, ABRATURR, ABREMAR, ANETUR, BRAZTOA, FENACTUR, FNHRBS, FOHB, FORNATUR, IBEV, IFEA BRASIL, OBME, RESORTS BRASIL, SINDEPAT e SINDIPROM.
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