Práticas sustentáveis no turismo são premiadas em Maceió

Cerimônia acontece na noite desta sexta-feira (28) e premia empresas com práticas ambientalmente responsáveis, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente ricas

Empresas do setor de turismo que investem em ações sustentáveis serão homenageadas na noite desta sexta-feira (28), em Maceió (AL), na terceira edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. São 25 empresas e instituições do segmento de viagens que concorrem em cinco categorias. A cerimônia será realizada na Associação Comercial de Maceió, a partir das 19h.

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, entregará o prêmio na categoria TOP sustentabilidade, destinado à iniciativa que mais se destacar entre os projetos inscritos. O prêmio para esta categoria será uma viagem para a Alemanha, oferecida pelo Centro de Turismo Alemão, uma das entidades internacionais parceiras do prêmio.

“A iniciativa da Braztoa é louvável. O tema sustentabilidade, em suas dimensões econômica, social e ambiental, é totalmente ligado ao da competitividade no turismo”, disse o ministro Vinicius Lages. Segundo ele, o Brasil avançou muito nesse tema e, hoje, o país tem práticas de gestão para eficiência energética, para uso da água, destinação de resíduos e até no desenho ergonômico dos equipamentos com uma perspectiva inclusiva.

Iniciativa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), com apoio institucional do Ministério do Turismo, o prêmio recebeu 63 inscrições, 20% a mais do que na edição passada. As iniciativas premiadas serão apresentadas na publicação Melhores Práticas de Turismo Sustentável - Coletânea de Cases Vencedores do Prêmio Sustentabilidade Braztoa, realização da associação em parceria com o Senac.

Criado em 2012, o prêmio é um reconhecimento para ações responsáveis no mercado de viagens. Faz parte de um programa da Braztoa em parceria com a Travelife, sistema de certificação em sustentabilidade com 1,3 mil associados, e a Aliança Global para o Turismo Sustentável, iniciativa da Organização das Nações Unidas.

Representam o Ministério do Turismo na comissão julgadora do prêmio a coordenadora-geral de Sustentabilidade, Isabel Barnasque; e a assessora especial, Helena Costa, doutora em Desenvolvimento Sustentável.

Finalistas:

• Categoria: Associados Braztoa

Agaxtur; Ambiental; CVC Brasil; MGM; Viagens Master

• Categoria: Agências de Viagem

Ativa Rafting e Aventura; Baluarte Ecoturismo; Ipê Turismo Sustentável; Maioba Turismo; Vento Sul Turismo

• Categoria: Meios de Hospedagem

Hotel Fazenda Campos dos Sonhos; Hotel Rosa dos Ventos; Mabu Thermas Grand Resort; Sofitel Guarujá Jequitimar; Spaventura Ecolodge

• Categoria: Parceiros do Trade

AOKA; Chão do Jardim; Parque Aventuras; Tropical Tree Climbing; Wet´n Wild

• Categoria: Parceiros Institucionais

Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau; Prefeitura de Cairu – Secretaria de Turismo; SEMPTUR – Secretaria de Promoção de Turismo de Maceió; Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí; SETUR – AL

Fonte: Assessoria