Praia do Cerrado é inaugurada em Goiás

A maior praia artificial de água naturalmente quente do mundo recebeu investimento de 13 milhões de reais e foi aberta ao público

A maior praia artificial de água naturalmente quente do mundo recebeu investimento de 13 milhões de reais e foi aberta ao público no último domingo (22)

 

Se viajar para Goiás era bom, ficou ainda melhor. Se na região, marcada pela presença contínua do clima tropical faltava praia, não falta mais. O Rio Quente Resorts, complexo instalado a 310 km de Brasília, acaba de inaugurar a maior piscina de ondas da América Latina e a única no mundo com águas quentes e correntes, aquecida a uma temperatura de 37º C. O evento de lançamento, que aconteceu nesta sexta-feira (20), no novo empreendimento,  contou com as presenças do ministro do Turismo, Luiz Barretto, do governador de Goiás, Alcides Rodrigues, do presidente da TAM, Rui Aquino, de profissionais do Rio Quente Resorts, dentre outras autoridades.

 

O projeto, batizado de “Praia do Cerrado”, foi construído em uma área de 25 mil metros quadrados, o equivalente a quatro campos oficiais de futebol. A areia branca que margeia as águas opalinas é na verdade resíduo de cristal, proveniente da cidade goiana, Cristalina. Ao todo foram investidos no projeto 13 milhões de reais, destes 400 dólares foram destinados apenas para o desenvolvimento da tecnologia das ondas. “Tínhamos uma idéia ambiciosa e descobrimos que não existia nada igual no mundo. Queríamos criar nove tipos de ondas, entre baixas, altas, longas, curtas e médias. Fomos procurar o melhor profissional que conhecíamos e conseguimos realizar este sonho. Hoje temos ondas com ate 1,20 metros de altura e 1,80 metros de profundidade, produzidas por equipamentos de última geração”, afirma o diretor de marketing e vendas do Rio Quente Resorts, Manoel Carlos Cardoso.

 

O profissional do qual Cardoso se refere é Jim Stuart, da empresa Murphy’s Naves, que carrega na bagagem um voluptuoso currículo de trabalhos desenvolvidos em Parques temáticos. Segundo Stuart, foram necessários sete anos de estudo para que se chegasse a tecnologia desejada, que é de origem escocesa. “Já estive envolvido na produção de mais de 300 piscinas artificiais em todo o mundo e, na minha opinião, esse foi o melhor projeto que já realizei. Além das ondas, tudo aqui foi muito bem trabalhado e a qualidade é prioridade”, confessa.

 

Com o novo empreendimento mais de dois mil empregos, diretos e indiretos, foram gerados. A equipe do Rio Quente Resorts espera obter retorno do que foi investido em um prazo de três anos. A construção da Praia do Cerrado transforma o complexo no único resort três em um no mundo, que abrange, simultaneamente, campo, praia e parque.

 

Consciência Energética

 

A Praia do Cerrado possui 5,5 milhões de litros de água que se renova a cada três horas. Característica rara, segundo o diretor executivo do Rio Quente Resorts, Francisco Neto. “Na maioria dos parques a água fica meses sem ser renovada”, garante ao afirmar que este ciclo não está relacionado necessariamente ao desperdício. “Nos últimos três anos investimos em uma tecnologia que evitasse o consumo exacerbado, tanto de água quanto de luz. Hoje nosso sistema gasta menos 30% de energia do que em outros parques”, explica.

 

Espaço para eventos

 

Com a nova praia, o Rio Quente Resorts deu um grande passo rumo a expansão e a captação de turistas, mas os investimentos do complexo não param por ai. Em quatro anos o grupo pretende injetar 165 milhões de reais na construção de mais dois hotéis, um centro de convenções e um campo de golf. O futuro espaço para eventos deve ficar pronto em julho de 2011 e terá capacidade para 1,5 mil pessoas. O objetivo, segundo Manoel Carlos, é se preparar para atender a grande demanda de acontecimentos que podem ser realizados no complexo. “Queremos investir neste segmento porque sabemos da força deste mercado e porque temos um produto diferenciado. Aqui, além do espaço para convenções, podemos oferecer toda a estrutura do parque, coisa que não se encontra nos locais comuns”, explica o diretor ao anunciar que, caso seja de interesse do cliente, a Praia do Cerrado pode ser fechada para eventos.

 

Curiosidades

 

- A Praia do Cerrado só ficará atrás da Saim Park Tenerife, no arquipélago das Canárias (Espanha), do Typhoon Lagoon, da Disneyworld em Orlando (EUA), de Sun City (África do Sul) e da Dino Beach (China).

- O local tem capacidade para receber até 15 mil pessoas por dia

- A obra para a construção do empreendimento teve duração de 11 meses e envolveu 152 mil metros cúbicos de escavação

- Foram necessários 54 mil metros cúbicos de aterro, 1,9 mil metros cúbicos de concreto e 56 toneladas de aço

- No total, 3 mil metros cúbicos de areia fina e branca formam a Praia do Cerrado

- O empreendimento possui dois bares aquáticos, restaurante, três conjuntos de banheiros, femininos e masculinos, arena para jogos e três praias diferenciadas.