A Secretaria do Turismo (Setur) participou de reunião para tratar do XX Campeonato Mundial de Atletismo Master, que ocorre de 16 a 27 de outubro, em Porto Alegre. O encontro, realizado na sede da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), em Porto Alegre, reuniu órgãos governamentais e a organização do evento.
Será a 20ª edição de um evento esportivo de grande porte, realizado a cada dois anos, desde 1975. Esta é a primeira vez que a atividade irá ocorrer na América do Sul. Cerca de 5 mil atletas, principalmente de países sul–americanos, devem participar da competição. As provas deverão ocorrer no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE) e na Escola de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS).
Outros locais podem servir de sede para o campeonato, como os estádios da Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa) e da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Haverá ainda provas no Parque Marinha do Brasil e na Orla do Guaíba. Assessora do Departamento de Promoção e Marketing da Setur, Bianca Toniolo afirmou que diversos países já enviaram agentes de viagens para visitas técnicas a Porto Alegre. O objetivo é comercializar o destino para atletas de seus países, como Inglaterra, Nova Zelândia, Finlândia, Portugal, França, Noruega,Bolívia, Peru, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai.
"É importante fornecer materiais gráficos em outros idiomas, que promovam os destinos turísticos do Rio Grande do Sul com foco no mercado latino americano. Também é de grande relevância que a secretaria desenvolva ações no turismo receptivo em locais estratégicos, como aeroporto, rodoviária, hotéis, Centros de Atenção ao Turista (CAT's) de fronteiras do RS". O grupo de trabalho formado se reunirá mensalmente até outubro para alinhar a organização do evento.
Campeonato Mundial
Trata–se de um evento para participantes com idade a partir de 35 anos e que segue as mesmas regras das provas olímpicas para pista e campo. Serão realizadas corridas de pista, corridas de ruas, marcha atlética, provas de campo, como saltos, arremesso e lançamento e provas combinadas (decatlo, pentatlo e heptatlo). Em 1993, o campeonato do Japão chegou a reunir 11.475 atletas de 11 países, já na última edição, na cidade de Sacramento (EUA), em 2011, foram 4.898 atletas de 93 países.
perfil do atleta participante fica em torno de 35 e 65 anos; com renda mensal entre 2 e 8 mil dólares, curso superior completo com alto índice de mestrado e doutorado; 1/3 viaja acompanhado; 30% realizam viagens pré e pós evento; 92% retornam ao país e/ou indicam o destino para amigos. O evento que visa atuar de forma que sustentável será um dos primeiros a implantar o programa ISO 20121, lançado após os Jogos Olímpicos de Londres (2012). Mais informações em www.casamundobrazil.com.br.

Comentários