Porto Alegre e Montevidéu firmam acordo de cooperação no Turismo

Assinaram o documento o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, e o diretor de Turismo de Montevidéu, Cláudio Quintana.
Quintana (E) e Moraes (D) querem fortalecer promoção turística recíproca entre as duas capitais




A promoção turística recíproca entre Porto Alegre e Montevidéu deverá ser reforçada a partir do acordo de colaboração firmado hoje, 11, entre as secretárias municipais de Turismo das duas capitais no encerramento do Encontro dos Secretários de Turismo das Mercocidades. Assinaram o documento o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, e o diretor de Turismo de Montevidéu, Cláudio Quintana.

A integração será realizada através de ações promocionais recíprocas e de divulgação dos atrativos e recursos turísticos das duas cidades visando a ampliar e melhorar seus posicionamentos como destino turístico por meio do incremento do fluxo de visitantes. Também pelo acordo, as duas capitais abrem caminho também para cooperação nas áreas de investigação, transferência de tecnologia e informações estatísticas, intercâmbios, oficinas, viagens de familiarização com os dois destinos por agentes de viagem, operadoras de turismo e imprensa especializada.

“Na prática, já temos ações de cooperação iniciadas que agora passam a ser ampliadas e fortalecidas na troca de experiências em outros campos”, avalia o dirigente do Turismo da capital uruguaia. Para Moraes, a formalização do acordo é uma maneira de tornar permanente a relação bilateral entre as duas capitais. “Já temos acordo formalizado com a Intendência de Maldonado e agora ampliamos o território de colaboração tão necessário para o desenvolvimento do Turismo nesta região do continente sul-americano”, reforça Moraes, lembrando que as negociações da cooperação nasceram na agenda de encontros da Unidade Temática de Turismo das Mercocidades das quais participam as duas capitais. Ainda segundo Moraes, a existência de conectividade aérea, em voos diretos diários entre as duas capitais, é um forte elemento que favorece a promoção turística entre os dois destinos.

Fonte: Ascom