Mais de meio milhão de visitantes, 425 eventos trabalhados e um impacto econômico superior a R$ 700 milhões. Os 15 anos do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau estão recheados de grandes resultados como esses. Responsável por aumentar o fluxo turístico na Capital e em municípios vizinhos, através da captação, geração e apoio a eventos, o POACVB nasceu em 1997 como um dos pioneiros no Brasil.
Só neste ano, a entidade captou e apoiou 72 eventos, que devem trazer cerca de 34 mil visitantes e movimentar 49,7 milhões nos próximos anos na Capital. Ao longo dos 15 anos, o retorno estimado para a cidade é de mais de 700 milhões com os eventos trabalhados, que resultaram na vinda de mais de meio milhão de turistas e geraram cerca de 1,5 milhão de pernoites na rede hoteleira da cidade. Segundo dados da ICCA – International Congress & Convention Association (2011), o trabalho do POACVB já colocou a capital dos gaúchos em 6º lugar no ranking de cidades brasileiras que mais sediam eventos internacionais.
Para os próximos anos, a presidente, Berenice Lewin, tem como meta aumentar o fluxo do turismo de eventos nas épocas do ano de maior ociosidade, como os meses de janeiro e fevereiro. Com uma média histórica de 50 eventos trabalhados por ano, média amplamente ultrapassada este ano (72 eventos), a maioria deles na área de saúde, a instituição está vendo crescer a tendência na área esportiva.
Alinhada com este novo movimento, a entidade criou uma diretoria dedicada ao setor. A proposta é estreitar relações com clubes e federações esportivas para fortalecer e ampliar a atração de eventos locais, nacionais e internacionais. Atualmente, o Convention conta com 185 mantenedores, entre hotéis, restaurantes e outras empresas de diversos ramos de atividade.
Comentários