Por que as feiras comerciais são a plataforma do futuro

Klaus Dittrich, CEO e presidente da Messe München, diz que a indústria de feiras internacionais precisa se reinventar e a IAA MOBILITY 2021 em Munique recentemente mostrou para onde está caminhando.
IAA Mobility
Klaus Dittrich, CEO e presidente da Messe München, diz que a indústria de feiras internacionais precisa se reinventar e a IAA MOBILITY 2021 em Munique recentemente mostrou para onde está caminhando.

O coronavírus virou o mundo e nossas vidas de cabeça para baixo. As consequências da pior crise econômica mundial da história do pós-guerra ainda nos acompanharão por muito tempo. Não pode haver um 'business as usual'. Essas são, obviamente, palavras que atualmente podem ser ouvidas em quase todos os setores.

De repente, temos que questionar repetidamente o que foi aprendido e experimentado, e então repensar consistentemente e seguir um novo caminho. Isso se aplica em particular à indústria de feiras, que foi extremamente atingida pelo coronavírus. No início de setembro, mais de 4.000 feiras comerciais tiveram que ser canceladas em todo o mundo. Só na Alemanha, de acordo com um estudo do IFO, os cancelamentos de feiras comerciais devido à pandemia até agora levaram a uma perda econômica geral de € 40 bilhões.

Enfrentamos enormes desafios, mas os tempos também oferecem enormes oportunidades e acredito que em breve as feiras de negócios podem se tornar ainda mais importantes do que eram antes da pandemia.

As feiras comerciais podem se tornar a plataforma do futuro. E a plataforma para o futuro também. Porque as feiras não só têm um grande futuro pela frente, mas também são a plataforma ideal sobre a qual o futuro pode ser criado.

Muitas das questões centrais que afetam a todos nós podem e irão encontrar novas soluções na competição de ideias e inovações. O IAA MOBILITY 2021, lançado pela Messe München juntamente com a VDA, é um bom exemplo deste desenvolvimento.

A transformação da feira tem que ocorrer nos corredores, mas também, sobretudo, nas mentes.

Certamente não existe um caminho correto para a indústria de feiras. A situação também não poderá mudar radicalmente da noite para o dia. Passo a passo, tente, ajuste novamente e novamente, talvez falhe, mas então aprenda, siga em frente e nunca perca de vista o objetivo - esse é o caminho que temos que seguir agora.

O que tornou o IAA MOBILITY 2021 tão inovador? Bem, a feira teve um papel especial porque pode ser vista como um farol para todo o setor de feiras. Foi um dos primeiros grandes eventos reais a retornar desde a pandemia e mostrou o que é possível. De certa forma, pode ser visto como um projeto definido por cinco pontos essenciais:

SEGURANÇA:

Qualidade em primeiro lugar. Nos últimos meses, desenvolvemos conceitos em conjunto com as autoridades responsáveis e os testamos em uma feira piloto em julho. Portanto, sabíamos que a abordagem 3G da Alemanha [Geimpft, Genesen, Getestet - Vaccinated, Recovered, Tested - ed] levaria a uma implementação segura do IAA MOBILITY.

Para o futuro, um requisito básico para nós será que cada evento seja planejado individualmente e o conceito de proteção e higiene correspondente seja adaptado aos requisitos vigentes. No entanto, também somos da opinião que, em tempos de pandemia em curso e as condições estruturais associadas, a qualidade deve ter prioridade sobre a quantidade. No final das contas, eventos de alta qualidade e seguros são mais importantes do que meros números de visitantes.

DIÁLOGO:

Plataformas vs. corredores. Só a apresentação é coisa do passado. No novo IAA MOBILITY, o futuro da mobilidade foi iluminado e discutido a partir de várias perspectivas em várias plataformas e 'palcos de conferências'.

O conceito de plataforma é um critério essencial que caracteriza as feiras pós-coronavírus: no futuro, as plataformas permitirão a participação ativa em eventos de feiras.

Plataformas conectam expositores e visitantes além do piso do salão. E possibilitam e intensificam o diálogo. E onde quer que faça sentido, eles estão disponíveis online 365 dias por ano. Feiras que acontecem apenas uma vez por ano ou mesmo apenas a cada dois anos ganham presença digital permanente.

CONCEITO:

O público faz parte disso. A IAA MOBILITY ofereceu uma experiência de feira completamente nova graças a um conceito único no mundo: integrou todo o centro da cidade de Munique na feira e permitiu que todos os interessados participassem da experiência 'Futuro da Mobilidade' por meio de várias rotas de conexão. A feira de negócios se estendia do recinto de feiras para a cidade, diretamente para as pessoas. É assim que trazemos ideias e inovações ao consumidor: o futuro para tocar e experimentar, com a indústria e os consumidores ao nível dos olhos.

Este acréscimo à feira de negócios pura para um público profissional não é por acaso. As grandes questões do futuro, como sustentabilidade, digitalização, mudanças climáticas e mobilidade, são questões que dizem respeito a todos e afetam o futuro de todos nós. É por isso que todos devem ter a oportunidade de participar da construção desse futuro. Feiras comerciais bem projetadas podem fazer isso.

META:

Conecte pessoas para moldar o futuro. A missão da Messe München é: 'Trazemos o novo ao mundo'. Isso significa que queremos participar ativamente na construção do futuro. As feiras de negócios podem desenvolver um enorme poder que vai muito além da apresentação de inovações de produtos. Eles podem colocar questões na agenda pública, estimular o diálogo e, às vezes, até mudar realidades políticas.

A plataforma do futuro também significa assumir o papel de um líder de pensamento e aparecer de acordo com confiança e soberania. 'Conectando Competência Global' é uma reivindicação e demanda da Messe München. Mas, não queremos apenas colocar os especialistas em rede uns com os outros. Também queremos conectá-los a todas as pessoas cujo futuro está sendo negociando aqui. Qualquer pessoa que queira trazer o novo ao mundo também deve ter a coragem de seguir caminhos completamente novos. Essa abertura para as pessoas é um ponto vital para a credibilidade e relevância futura das feiras de negócios.

Só podemos resolver os problemas pendentes juntos. Ninguém deve ser excluído. Vozes críticas precisam ser ouvidas, mesmo que às vezes seja desconfortável. O diálogo que nos move só é possível se compartilharmos ideias. Portanto, foi natural para nós que, em vários eventos IAA MOBILITY, incluindo o CEO SUMMIT, os críticos e oponentes das diferentes ideias também tivessem uma palavra a dizer e entrassem ativamente no diálogo.

RESPONSABILIDADE:

Crescimento com humildade. Uma empresa de feiras é, antes de mais nada, uma empresa comprometida com seus stakeholders e que deve operar com lucratividade. No entanto, com o crescimento vem uma responsabilidade que terá um papel cada vez mais importante no futuro. Como motor econômico, as feiras também são relevantes para o local e a região. Cada euro de volume de negócios na Messe München gera mais 10 euros de faturamento para terceiros - empresas de táxi, hotéis, restaurantes etc.

Essa é uma das razões pelas quais foi a decisão certa deixar o IAA MOBILITY acontecer. Como uma cidade inteligente, Munique também se beneficiará de forma sustentável das novas infraestruturas criadas, como a ambiental‚ Blue Lane 'a rede 5G instalada anteriormente‘.

Para o futuro, será crucial equilibrar as obrigações econômicas com a responsabilidade social. A proteção do clima e a ação sustentável, por exemplo, estão ancoradas na Messe München como objetivos estratégicos centrais de importância global. Só assim podemos organizar eventos com credibilidade, como o IAA MOBILITY.

A digitalização não é um substituto para os encontros humanos

Mesmo antes da pandemia, nós da Messe München investimos muito tempo e energia no desenvolvimento de formatos de feiras comerciais digitais. Um investimento que vale a pena, não apenas nas fases em que os eventos presenciais não eram possíveis. O reconhecimento precoce e o uso das possibilidades digitais nos tornaram um pioneiro na indústria. Então, por que não confiar inteiramente em eventos digitais no futuro?

A resposta é clara e foi repetidamente confirmada por muitos estudos recentes: não há substituto para os encontros humanos. As feiras de negócios vivem de pessoas, a Messe München vive conectando essas pessoas. Networking, novos contatos de negócios, negócios e também o diálogo inspirador - tudo é mais fácil face a face. É por isso que, para mim, a feira comercial ideal do futuro é a combinação inteligente do melhor dos dois mundos, a combinação inteligente de eventos presenciais com complementos digitais 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma troca ilimitada para moldar o futuro. Um ponto de partida foi o IAA MOBILITY 2021.

Fonte: EXHIBITION WORLD DIGITAL. Publicado por PORTAL EVENTOS sob licença MASH MEDIA. Direitos Reservados. Original: clique aqui.