Ingrid Guepin, gerente de projeto especial da ATPI Corporate Events NL, compartilha dicas sobre como tornar os eventos mais sustentáveis em um mundo pós-Covid-19:
As oportunidades apresentadas pelo retorno de eventos também trazem a chance de repensar abordagens passadas e garantir que a sustentabilidade seja integrada em todos os aspectos do planejamento. Os eventos ocorridos após esse hiato podem e devem ser redesenhados de forma fiel aos compromissos sociais e ambientais. Para garantir que todos os elementos sejam conduzidos com responsabilidade, aqui estão cinco maneiras de ajudar a moldar sua abordagem às políticas de eventos futuros, a fim de torná-los mais sustentáveis.
1. Localização, localização, localização
Pelo bem do meio ambiente e da conveniência, faz sentido reservar os hóspedes em acomodações próximas, a fim de reduzir a necessidade de viagens desnecessárias. Pense em qual será o seu equilíbrio entre distância, preço e outros fatores. Onde a acomodação local não estiver prontamente disponível, ou estiver fora do orçamento, considere investigar a possibilidade de organizar opções de viagens alternativas que sejam mais ecológicas do que os táxis e carros convencionais, como táxis elétricos ou híbridos, ou até mesmo aproveitar ao máximo a cidade e - iniciativas de bicicletas.
2. Livre-se do plástico
Muitos dos plásticos de uso único ou de baixo uso que são sinônimos de eventos são completamente desnecessários. Tudo isso e muito mais podem ser removidos ou substituídos, investindo em alternativas de vida mais longa que podem ser reutilizadas. Trabalhe com seus fornecedores para analisar embalagens de alimentos compostáveis, substitua materiais impressos por alternativas digitais, trabalhe para minimizar o desperdício e tenha um plano de como gerenciar de forma responsável qualquer desperdício que não possa ser evitado ao longo de seu evento.
3. Net-Zero to Hero
Parece uma meta ambiciosa, mas é totalmente viável. A primeira etapa envolve avaliar seu evento e sua cadeia de suprimentos e ver exatamente de onde estão vindo suas emissões. Os contribuintes óbvios - como a viagem dos participantes, as emissões da operação do local e o transporte de itens como comida - precisam ser considerados junto com aqueles mais difíceis de estimar, como o consumo de energia dos equipamentos usados no evento. Procurar fornecedores cujos padrões de sustentabilidade foram examinados por terceiros confiáveis, como a B Corporation, Green Globe ou Green Seal, pode lhe dar a garantia de que você precisa. E para compensar quaisquer emissões inevitáveis, ou aquelas para as quais você não consegue encontrar uma alternativa mais ecológica, trabalhe com um parceiro de compensação de carbono confiável para alcançar a neutralidade climática.
4. Falando em Sustentabilidade
Pense nos seus valores como organização e como eles podem ser representados no conteúdo do seu evento. Ao pesar palestrantes e patrocinadores, considere se seus objetivos e políticas estão alinhados com sua missão geral de sustentabilidade. Onde for relevante, convide palestrantes que possam agregar valor à experiência dos participantes, compartilhando as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) e percepções acionáveis. E, claro, certifique-se de que os palestrantes representem uma diversidade de perspectivas e experiências.
5. Pense globalmente, aja localmente
Os eventos devem explorar o potencial local das cidades-sede e países onde se encontram. Forme relações com fornecedores locais que trazem produtos de origem local e manufaturados para o evento. Aproveite ao máximo os especialistas locais nas equipes de eventos - desde técnicos até entretenimento e catering - para garantir que os eventos tragam um impacto econômico positivo para o destino escolhido.
Definir metas de sustentabilidade para um evento requer pensamento criativo dos planejadores de eventos. No entanto, tornar seu evento sustentável não precisa ser um fardo e não significa comprometer o valor para os participantes. As pessoas estão cada vez mais tomando decisões baseadas em valores e tornando explícitas as etapas que você está realizando para minimizar o impacto de seu evento no meio ambiente enviará uma mensagem positiva aos participantes em potencial. Alternativas sustentáveis nem sempre são mais caras e é muito mais importante que esses eventos não custem o planeta.
Comentários