Pesquisa inédita sobre consumo é divulgada no 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing

O 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing apresentou no inicio da tarde de hoje pesquisas exclusivas feitas pelo Grupo Consultores, Nielsen e trendwatching.Com sobre como clientes e marcas decidem seus atuais negócios e como estes públicos estão investindo, decidindo e avaliando os resultados.

Os dados foram divulgados durante os debates do Comitê de Pesquisa e Evolução do Mercado, liderado por Marcelo Heidrich, da agência Ponto de criação.

A diretora geral do Grupo Consultores, Graziela Di Giorgi, mostrou os resultados do agencyScope, um estudo sobre tendências do mercado publicitário para a área de promo. A pesquisa, que contou com 323 executivos de marketing, entrevistados de maio a agosto de 2012, apontou que a prioridade na escolha de uma agência é o planejamento estratégico (72%), seguido pela criatividade (64,5%) – (V. gráfico 1). 

Gráfico 01

Quando questionados sobre motivos que os levam a mudar de fornecedor, mais da metade (53%) aponta a falta de envolvimento da agência com o negócio da empresa (V. gráfico 2).

Gráfico 02
Já a Nielsen, representada pelo diretor de novos negócios e à frente da divisão Nielsen Sports, Mário Riggiero, revela os hábitos e atitudes de shoppers, informando que 60% deles buscam promoções, principalmente aquelas associadas a pontos de venda. E esse percentual tende a ser ainda maior se o foco são as classes C, D, E, que concentram o crescimento de 57% das marcas líderes de mercado.

A pesquisa mostra também como os shoppers consomem em mais de um canal, de acordo com a sua conveniência. Por exemplo, em relação a produtos de beleza e higiene, 97% dos lares compram em mais de um canal; 55% deles compram em três canais diferentes; e 16% chegam a comprar em até quatro canais (V. gráfico 4).

Gráfico 04
Deveria preocupar fabricantes e lojistas o alto índice de consumidores (81% de produtos de mercearia e salgados, 77% doces e 75% para produtos de limpeza) que mudam de marca quando não encontram a sua preferida na loja e, em menor grau (35% para cervejas e 30% para produtos de beleza e higiene), que mudam de loja quando não encontram sua marca preferida na loja (V. gráfico 5).

Gráfico 05
Os efeitos dos megaeventos também foram pesquisados e, por exemplo, indicaram que um lar de fãs de futebol consomem em média 20% a mais de cerveja por ano do que um desinteressado (V. gráfico 6).

Gráfico 06
E mostrando as tendências globais e regionais sobre o comportamento de consumo e recomendações para os negócios, a trendwatching.com, liderada pela diretora da empresa nas Américas do Sul & Central, Luciana Stein, finalizou o comitê. Completaram ainda a mesa de debates, Claudio Xavier, da New Style, e Marcio Franco, da Simple. Paulo Macedo e Marili Ribeiro, jornalistas com experiência na cobertura do mercado publicitário, participam das discussões.

O público ainda participou com dúvidas e comentários enviados diretamente ao Twiter do comitê.

Live Marketing

O Live Marketing se define pelas atividades de marketing que proporcionam interlocução viva entre marcas e pessoas, provocando compreensão diferenciada de produtos, serviços e marcas. O Live Marketing estimula e provoca através das experiências sensoriais, as sensações sinestésicas, sejam elas táteis, olfativas, gustativas, visuais, auditivas ou correlacionadas. Nosso negócio promove as melhores experiências de marca que qualquer outra atividade de marketing pode proporcionar, e que gera o maior engajamento nas pessoas. É o Branding vivo e em cores.

Fonte: Assessoria