Pela primeira vez na história, Azul vai voar com A320neo em Congonhas e no Santos Dumont

Companhia passou por um longo processo de certificação da aeronave para operar com segurança em dois dos aeroportos mais importantes do país.

Depois de cerca de um ano de trâmites regulatórios junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Azul anuncia hoje (5) as primeiras programações de sua história com as aeronaves modelo Airbus A320neo nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio. Com a certificação de operação desse avião no Santos Dumont e em Congonhas, a Azul aumentará a oferta em diversas rotas nestes aeroportos, já que o A320neo pode transportar até 174 clientes. Até então, tanto no Santos Dumont quanto em Congonhas, apenas as aeronaves modelos Embraer 195 e 190, com capacidade para 118 e 106 assentos, respectivamente, e os ATRs 72-600, com 70 lugares, tinham autorização para pouso e decolagem nesses aeroportos.

Equipados com o pacote SHARP (Short Airfield Package), os Airbus A320neo contam com adaptações aerodinâmicas que permitem, com segurança, o pouso e a decolagem em pistas curtas. Com a certificação pela Anac, a Azul realizará o chamado upgrade de equipamento em alguns dos mercados já anunciados nestas bases. Já a partir do dia 10 de junho, os voos das rotas Santos Dumont-Campinas, Santos Dumont-Porto Alegre e Santos Dumont-Brasília serão operados com a nova aeronave. Em Congonhas, a partir de 15 de junho, data em que a companhia volta a operar voos no terminal paulista, as operações para Cuiabá e Recife terão a operação do A320neo.

“Estamos muito empolgados com a oportunidade de operar no SDU e em Congonhas com o 20neo. Essa é uma das aeronaves mais novas de nossa frota e, entre outros diferenciais, estão equipadas com TV ao vivo. Em breve, todas elas também terão wi-fi a bordo, o que, com certeza, vai contribuir ainda mais para a experiência e satisfação de nossos Clientes. Ao mesmo tempo, com o A320, também aumentamos a oferta de assentos diários nessas bases em praticamente 50%. Agradeço ao nosso Time de Operações e de Aeronavegabilidade que nos auxiliaram neste projeto e não mediram esforços para conquistarmos essa certificação”, ressalta John Rodgerson, presidente da companhia.

“Estamos orgulhosos por fazer parte desse importante marco para a Azul. O pacote SHARP do A320neo foi projetado para operações em aeroportos como o Santos Dumont e é baseado em modificações nas diretrizes de aerodinâmica e controle de voo da aeronave, sendo que este último só foi possível graças à vantagem arquitetônica exclusiva da Airbus Fly-by-Wire”, diz Arturo Barreira, Presidente da Airbus América Latina e Caribe.

Airbus A320neo

Com pouco mais de quatro anos de uso, o A320neo é uma das aeronaves mais modernas da frota da Azul. Configurado em fileiras 3-3, o avião é equipado com telas individuais touch screen e TV ao vivo, com mais de 40 canais. Além de tomadas e entradas USB, as aeronaves desse modelo também estão recebendo o sistema de Wi-fi a bordo, que aprimora a experiência de quem voa Azul em um desses aviões.

Limpeza reforçada e medidas de higiene a bordo

Desde o início da pandemia, a Azul reforçou a limpeza de suas aeronaves a cada voo e à noite, seguindo os protocolos sugeridos pela IATA. A companhia também foi a primeira do país a tornar obrigatório o uso de máscaras por tripulantes e clientes, tanto a bordo quanto em solo. Em outra iniciativa pioneira, a Azul passou a medir a temperatura dos tripulantes a cada início de turno, aumentando a confiança em solo e a bordo e preservando a vida e a segurança de todos.

Kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido abastecem os aviões a cada novo voo e estão à disposição para uso dos clientes e dos tripulantes da Azul quando necessário. A companhia também tem utilizado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina o vírus da COVID-19 em 99,99% dos casos. Com o produto e a limpeza dupla nos assentos, mesinhas, bolsão, banheiros, encosto de cabeça, cinto de segurança, janela, paredes e compartimentos superiores, a Azul vem atendendo todas as normas de procedimento de limpeza e desinfecção sugeridas pela Anvisa.

Confira as operações com o novo avião:


Fonte: assessoria