Parque do Povo recebe evento-teste para retomada das corridas de rua na capital

Volta SP 10K acontece no próximo domingo (29) seguindo todos os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades de saúde para o retorno seguro das atividades

Volta SP 10K acontece no próximo domingo (29) seguindo todos os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades de saúde para o retorno seguro das atividades

A capital paulista sedia no próximo domingo (29), a Volta SP 10k. A prova marca o retorno das corridas de rua durante o período de pandemia do novo coronavírus e faz parte dos 30 eventos anunciados pelo Governo do Estado como teste para o retorno seguro das atividades do gênero.

Promovida pela Associação Brasileira de Corridas de Rua (ABRACEO), com o apoio da Prefeitura de São Paulo e pelo Governo de São Paulo, a Volta SP 10k seguirá uma série de protocolos de segurança, além de ser necessária a testagem prévia dos atletas, com todos sendo obrigados a apresentar teste PCR negativo 48 horas antes da corrida.

A prova será limitada a 1.200 atletas e terá percursos de 5k e 10k, com largada na Pista Expressa da Marginal Pinheiros, em frente ao Parque do Povo.

Os atletas terão que usar máscara durante a corrida e durante o percurso serão feitas sinalizações para estimular o distanciamento e evitar aglomerações.

Largadas

As largadas vão começar às 7h, seguindo o formato de ondas, com 120 atletas largando por vez a cada 1 minuto e o local da prova vai ser controlado, sendo vetada a entrada de pessoas que não tenham relação com a corrida.

Para o acesso, será feita uma triagem com aparelho de temperatura infravermelho. Também serão disponibilizados recipientes abastecidos com álcool gel 70% para higienização das mãos, instalados nos lugares de maior circulação de pessoas.

Os corredores serão monitorados durante 14 dias após o evento-teste, assim como ocorreu na prova de 2020.

A Volta SP 10K seguirá uma série de diretrizes para avaliação do retorno das corridas de ruas presenciais e será homologada pela FPA - Federação Paulista de Atletismo – por meio da obtenção de alvará e seguirá os protocolos sanitários determinados pela Secretaria Estadual de Saúde, elaborados pela ABRACEO e apreciado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).

As corridas de rua na cidade de São Paulo foram suspensas no dia 14 de março de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. Em 2019, foram realizadas 116 corridas de rua na capital com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Fonte: Assessoria