Assim como novidades sempre são aguardadas nas experiências de eventos, a segurança não fica atrás e deve acompanhar essa dinâmica.
Um exemplo bacana disso é a maior festa popular do país, o Carnaval, que já começa a tomar as ruas e recintos em uma espécie de antecipação da folia.
Especificamente falando do Rio de Janeiro em sua esfera mais popular, com animação dos blocos de rua, que em 2026, ao longo de todo o período carnavalesco, tem a previsão de 460 desfiles de blocos de rua, 35 novos debutando no evento, que deve mobilizar mais de 6 milhões de foliões, entre moradores e turistas.
O Carnaval de Rua do RIO terá uma agenda extensa e descentralizada. A programação reúne blocos tradicionais, megablocos e cortejos de menor porte, reflete a diversidade cultural da cidade e fortalece o caráter democrático da festa.
Para uma festa realmente feliz a segurança ganha destaque, com estratégias unificadas na operação das programações.
Todos os pontos da cidade com programação do Carnaval de Rua terão monitoramento em tempo real do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio). Os deslocamentos dos principais blocos oficiais e megablocos serão acompanhados por cerca de 500 operadores de 50 órgãos, em regime de plantão, diretamente da Sala de Situação do COR-Rio, por meio das imagens geradas por aproximadamente 4.000 câmeras instaladas nos locais onde estão previstos os desfiles. Além disso, três drones vão reforçar o monitoramento no percurso dos blocos
Uma das novidades é o maior videowall da América Latina, exibindo imagens em tempo real para o público e equipes de segurança. Esse recurso tecnológico ampliará o monitoramento e permitirá respostas mais rápidas a qualquer situação, contribuindo para uma experiência ainda mais segura e integrada.
As imagens captadas pelos equipamentos serão exibidas para as equipes de plantão nessa estrutura gigantesca, com 104 metros quadrados, 129 telas e 28 metros de largura.
Representantes de órgãos municipais como Riotur, CET-Rio, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Comlurb, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e concessionárias do serviço público irão se revezar, com atuação integrada.
Em caso de qualquer ocorrência emergencial nos desfiles, o acionamento das equipes operacionais ocorre de maneira imediata.
As interdições provocadas pelos blocos e megablocos também serão disponibilizadas no aplicativo Waze, parceiro do COR-Rio, evitando que o usuário fique retido em congestionamentos provocados pelos desfiles.
Turistas e a população em geral podem baixar o aplicativo COR.Rio para se conectarem com as principais informações sobre a cidade: trânsito em tempo real, previsão do tempo, bloqueios de vias, estágios operacionais, níveis de calor, entre outras. Além disso, são disponibilizadas as mais de cinco mil câmeras da Prefeitura do Rio. O app do COR-Rio é gratuito, está disponível para Android e iOS nas lojas virtuais de aplicativos, e conta com versões em português, inglês, espanhol, francês e chinês.
O COR-Rio também conta com outros canais de comunicação para manter a população atualizada. Cerca de 16 mil painéis de mídia externa exibirão boletins com informações de utilidade pública relacionadas ao tempo na cidade, além dos esquemas especiais de trânsito e transporte para o Carnaval na cidade. As mensagens de serviço serão veiculadas em espaços públicos como ônibus, terminais rodoviários, aeroportos, estações de trem, metrô e VLT, abrigos de ônibus, relógios, totens e estações de aluguel de bicicleta; e locais privados, como shoppings e edifícios comerciais e residenciais.
Por meio do perfil @operacoesrio nas redes sociais (X, Instagram, Facebook, Threads e Bluesky), do site cor.rio e do canal de notícias do COR-Rio no WhatsApp, o Centro de Operações também fará uma cobertura especial do Carnaval na cidade, em tempo real, com equipes em esquema de plantão.
E isso é apenas uma pequena demonstração que um plano de segurança de evento, ainda mais desse porte, jamais poderá ser negligenciado ou entregue nas mãos de amadores.
O ritmo que tem de imperar na festa é a efusiva diversão em melodia de êxtase de muita alegria e para garantir tudo isso muitos estarão a postos de olho em tudo e em todos.
Quem trabalha com eventos há muito já entendeu isso, sobretudo em eventos de entretenimento e cultura. Enquanto uns curtem, outros se entregam ao profissionalismo de fazer acontecer com excelência e extrair sorrisos de satisfação nos participantes... Essa é a nossa maior apoteose!

Comentários