Para onde caminha o mercado de eventos?

Há otimismo e desafios recorrentes entre os profissionais de eventos. Quais são eles?

Para onde caminha o mercado de eventos?

Há otimismo e desafios recorrentes entre os profissionais de eventos. Quais são eles?

Por Vanessa Martin
04/05/22
Depois de período tão longo e intenso em desafios, o mercado está muito otimista (75%).

Esta é a opinião dos profissionais de eventos entrevistados em pesquisa realizada em março/2022 pela Meetings Group. E este otimismo triplicou, em relação há 6 semanas atrás. Entre os indicadores dos mais expressivos resultados alcançados recentemente na pesquisa estão o aumento de reservas para eventos e da contratação: 64% indicaram que produzirão seu próximo evento nos próximos 90 dias.

O avanço da vacinação pode ter sido responsável pela resposta de 70% dos entrevistados de que não planejam atrasar, mover ou cancelar seus eventos presenciais e pelo decréscimo (de 79% para 44%) significativo neste trimestre da preocupação com segurança e de contágio (38% para 32%). A obrigatoriedade do uso de máscara nos eventos presenciais também caiu quase pela metade (54% para 21%).

As maiores dificuldades e preocupações na produção dos eventos presenciais estão: aumentos em A&B maiores do que o esperado (55% para 65%), bem como nos preços em geral (55% para 63%), seguido da falta de pessoal em hotéis e locais de eventos (50% para 55%). No retorno aos eventos presenciais, 56% esperam receber menos participantes que no passado.

O rápido crescimento das tecnologias necessárias para dar suporte aos eventos virtuais e híbridos, não diminuiu a enorme pressão de marcas e participantes por eventos que entregam experiencias cada vez mais inesquecíveis.

Os dados do relatório da EventMB mostram as escolhas do mercado para o ambiente dos próximos eventos: 57% disseram que menos de 25% dos seus eventos serão totalmente online, 48% que mais da metade de seus eventos seriam totalmente presenciais e 28% que mais da metade de seus eventos seriam híbridos. Este cenário mostra permanência da procura por plataformas e soluções de tecnologia para os eventos online: mais de dois terços disseram ter o formato digital (virtual e híbrido) em seu portfólio.


Este relatório apontou também as 5 tendências mais relevantes do momento:

1. O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DO VIRTUAL

Está mudando. Os entrevistados apontaram que o papel das soluções de tecnologia na estratégia dos seus eventos está em aumentar o alcance da audiência nos eventos híbridos (38%)

2. BUDGET DAS EVENT TECHS

A comparação com os orçamentos de 2021 indica que 34% esperam que ele permaneça o mesmo em 2022 e 31% tem expectativa de pequeno ou grande aumento no período.

3. PRIORIDADES DO HÍBRIDO

O engajamento entre estes públicos se destaca. Entre as opções listadas, 40% das pessoas entrevistadas disseram procurar solução intermediária (em custos) para prevenir que os participantes virtuais se sintam como participantes de segunda classe em relação aos presenciais.

4. PERMANÊNCIA DOS DESAFIOS

A prioridade apontada no item anterior está também no topo dos desafios apontados na pesquisa (58%), seguido dos custos (44%). O engajamento aparece de novo no 3º lugar e 5º lugares com o desafio de promover o envolvimento (41%) e o networking (39%) entre participantes presenciais. Em 4º lugar está a entrega de valor para os patrocinadores (39%).

5. ORÇAMENTO X FORMATO DO EVENTO

Em outras pesquisas, o item preço aparece com regularidade entre as preocupações do profissional de eventos. Na da EventMB, quando questionados sobre o que fariam se seu orçamento aumentasse, 51% disseram que investiriam em melhores soluções de tecnologia para o virtual e 21% que incorporariam esta tecnologia à estratégia de eventos totalmente presenciais.

RESUMINDO

A boa notícia é que o otimismo parece estar de volta entre os profissionais de eventos, mas permanecem os principais desafios de 2021: custos, engajamento e entrega de valor para o patrocinador. Entre eles, o engajamento é ainda mais desafiador, manifestado em alguns dos principais formatos de entrega.

Leia ainda o artigo “Qual é o cenário das plataformas digitais de eventos?” para conhecer

PARA SABER MAIS

• Virtual Event Tech Guide - https://www.eventmanagerblog.com/virtual-event-tech-report

• Northstar/Cvent Meetings Industry PULSE Survey - https://www.northstarmeetingsgroup.com/News/Industry/Northstar-Cvent-Meetings-Industry-PULSE-Survey