O Rio de Janeiro está atraindo cada vez mais visitantes de outros países que também querem descobrir o interior, além da cidade do Rio. A partir do primeiro semestre de 2014, os estrangeiros encontrarão todo o conteúdo do Mapa de Cultura na língua inglesa, em torno de 3.500 mil verbetes traduzidos e 113 vídeos legendados.
O Mapa de Cultura valoriza e difundi a rica cultura material e imaterial do estado, em todas as suas especificidades. Além de passar a oferecer informações para turistas estrangeiros, o portal ganhará novos conteúdos. A caravana cultural está novamente com o pé na estrada, visitando cidades em todas as regiões do estado para buscar mais manifestações culturais, personagens e patrimônios.
Disponível na web desde 2012, o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Petrobras e produção, coordenação e conteúdo da Diadorim Ideias, e oferece um mergulho na cultura do Rio a partir do levantamento de espaços culturais, agenda fixa cultural, personagens, patrimônio material e imaterial e destaques em áreas como dança, cinema, gastronomia, circo e literatura.
Nesta nova etapa, jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas do projeto produzirão 20 vídeos, ensaios fotográficos e centenas de textos sobre a cultura de 20 cidades das 8 regiões do estado – Metropolitana, Norte, Noroeste, Serrana, Centro-Sul, Médio Paraíba, Costa Verde e Baixadas Litorâneas. Estão sendo revisitados os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios, Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Volta Redonda, Angra dos Reis, Paraty, Niterói, Cabo Frio, Rio das Ostras, Macaé, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Miracema e Santo Antônio de Pádua.
O projeto Mapa de Cultura do Rio de Janeiro gerou, há um ano, um portal (www.mapadecultura.rj.gov.br) com 93 vídeos, 7 mil fotos e 3 mil verbetes sobre a cultura do Rio de Janeiro, registrando patrimônio material e imaterial, personagens, cultura popular e os principais destaques de cada um dos 92 municípios. Trata-se de uma grande enciclopédia digital sobre a cultura do Rio, que inclui temas variados como o quilombo São José, em Valença; as rodas da Mana Chica de São Francisco de Itabapoana; as batalhas de MCs que movimentam os domingos de Teresópolis e as rodas de jongo, forrós e folias de reis presentes em várias cidades.
Comentários