Um dos destaques do segundo dia do 22º Maximídia - maior evento da indústria de comunicação brasileira, em São Paulo – foi a sueca Camilla Wallander, diretora de uma das mais importantes escolas de comunicação do mundo, a Berghs School of Communication. Em sua primeira visita ao Brasil, a palestrante foi trazida pelo Grupo RBS para o evento, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do mercado, ao discutir e promover questões de relevância estratégica e a integração entre agências, anunciantes e veículos. O MaxiMídia teve início ontem, no WTC, em São Paulo.
Na palestra Transformação da comunicação: integrando diferentes disciplinas e soluções inovadoras, Camilla falou sobre os aspectos estratégicos da comunicação integrada e chamou a atenção para o uso da criatividade para se chegar a formas inovadoras de comunicação, sem se deixar de lado as tradicionais. “É fundamental agregar valor às mídias tradicionais e vender sonhos”, ressaltou. Segundo ela, há três aspectos que precisam ser considerados na comunicação: o novo mercado – “é importante que, ao pensar em comunicação, possamos fazer algo pela sociedade e não apenas usar a comunicação para gerar negócios e, consequentemente, lucro”; a integração – “Não existe mais esse conceito de que cada um faz a sua parte ou cuida unicamente da sua área. Cada vez mais é preciso integrar os diversos públicos para que se chegue a visões diversas. Novas disciplinas devem ser convidadas a participar do debate com o marketing”; comportamento – “Em todo processo de comunicação o consumidor é e será sempre o que mais importa; ele deve ser a preocupação primária da comunicação e, por isso, devemos usar, inclusive, a psicologia, para entendê-lo, saber o que pensa, o que deseja. Além disso, é claro, é preciso ser transparente, sempre!”, defendeu, complementando, em seguida, que nada disso funcionará, entretanto, se não houver uma mentalidade empreendedora e que esteja aberta à possibilidade de erro. “Muitas coisas deixam de ser feitas porque as pessoas têm medo de errar e não ousam. Isto é prejudicial, pois a falta de ousadia não nos faz tentar e, não tentando, deixamos de descobrir novas formas. No mundo da comunicação e da publicidade é preciso fracassar para aprender”, afirmou.
Um outro aspecto para o qual Camilla chamou a atenção foi a questão da colaboração que, segundo ela, deve permear todo o processo. “Cada vez que usamos a colaboração de forma positiva, estamos agregando valor ao serviço e ao cliente. Segundo ela, colaboração, diversidade, entendimento, sustentabilidade, espírito de equipe , coragem e ludicidade são as sete palavras-chave da comunicação moderna. Essas serão a base para a análise do que é bom para uma marca, e não apenas para o canal que esteja sendo utilizado, reforçou a palestrante.
O painel apresentado por Camilla foi mediado pelo diretor-geral de mercado do Grupo RBS, Felipe Goron:
– Está no DNA do Grupo RBS gerar conhecimento e promover discussões sobre as tendências da nossa indústria. Aproveitamos o novo formato do MaxiMídia, que é baseado em conteúdo, para trazer ao mercado brasileiro a visão de uma das mais inovadoras escolas de comunicação do mundo. – destaca o diretor-geral de mercado do Grupo RBS, Felipe Goron.
Patrocínio Prêmio MaxiMídia/Grupo RBS
Além da palestra com Camilla Wallander, o Grupo RBS patrocinou o Prêmio MaxiMídia/Grupo RBS. Em sua 13º edição o prêmio revelou doze cases que tiveram mais destaque durante o ano. Durante o almoço de premiação, a Natura foi anunciada ganhadora do Grand Prix, prêmio que destaca o melhor case entre os participantes. A agência responsável foi a Id Digital, na categoria cinema. Os cases vencedores de cada categoria já foram divulgados.
Camilla Wallander - Antes de assumir a direção geral da Berghs School of Communication, em agosto de 2011, Camilla Wallander foi diretora de marketing da Scandinavian Airlines e da loja de departamentos NK em Estocolmo e Gotemburgo. Esteve no quadro de palestrantes do Festival Cannes Lions 2012 e do Eurobest 2011. Há mais de 60 anos, a Berghs School of Communication desenvolve, a partir de Estocolmo, na Suécia, um programa de estudos em comunicação que vem atraindo estudantes de diversos países, sendo considerada a melhor escola de comunicação em duas edições seguidas do Festival Cannes Lions.
Grupo RBS - O Grupo RBS é um dos maiores grupos de comunicação multimídia do Brasil. Nacionalmente, opera também um amplo portfolio de empresas digitais e de educação executiva, com mais de 6,3 mil colaboradores. Nas mídias tradicionais, com suas emissoras de TV e rádio e seus jornais, é líder de mercado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina em todos os segmentos em que atua. Por meio de sua holding digital, atua com um portfolio de empresas digitais líderes de seus segmentos e em setores de alto crescimento, com modelos inovadores e gestão de excelência. Com a HSM Educação, atua no segmento de educação executiva (cursos de MBA e programas para executivos) e, com a HSM Eventos, publica revistas e produz eventos e conteúdo. Conheça mais sobre o Grupo RBS em www.gruporbs.com.br
Local: Sheraton WTC São Paulo - Avenida das Nações Unidas, 12559 - Itaim Bibi, São Paulo, 04578-903
Comentários