A presidente da Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras (Abraccef), Margareth Sobrinho Pizzatto, e o consultor Sérgio Camilo Camargo ministraram na manhã do último dia 5 de setembro uma palestra sobre a os benefícios proporcionados por um centro de convenções. O evento aconteceu no Auditório Miguel Kfouri da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).
Durante a palestra os especialistas destacaram os impactos positivos que o espaço para eventos pode trazer para o desenvolvimento das cidades. “Um centro de convenções aumenta o fluxo de turistas, gera emprego e renda, contribui para a disseminação do conhecimento e da informação e fomenta as atividades produtivas”, afirmou Camargo.
Margareth ressaltou a necessidade do envolvimento das empresas, entidades, organizadores de eventos e o trade turístico como um todo para que um centro de convenções seja viável.
A presidente da Abraccef aproveitou ainda para ressaltar o bom trabalho realizado pelo Maringá e Região Convention & Visitors Bureau.
“Maringá é privilegiada por ter um dos mais bem estruturados e ativos Conventions do Brasil, mas, para que exercite o seu papel que é apoiar a captação de eventos, ele precisa de parcerias com o poder público e privado, pois sem elas o trabalho é muito prejudicado”, disse.
Para o presidente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Fernando Rezende, o turismo de Maringá merece um centro de convenções e esta é, inclusive, uma das maiores cobranças da entidade.
“O Convention já tratou de encaminhar para todos os prefeituráveis da cidade, um projeto enfatizando a necessidade de termos um espaço como este para a realização de congressos e feiras de grande porte”, afirmou.
Definição - Um centro de convenções é definido pela Abraccef como um empreendimento ou estabelecimento empresarial (público ou privado) fixo, legalmente constituído e que ofereça espaços para eventos sob forma de locação ou cessão de maneira temporária.
De modo geral, um centro de convenções deve contar, explicou Camargo, com salas, auditórios e salas de apoio para pelo menos 300 pessoas; espaço adequado para registro e circulação dos participantes; áreas de alimentação, exposição e atendimento médico; sistemas de comunicação, iluminação e acústica eficientes e atentos à sustentabilidade; acessibilidade; e capacidade elétrica com sistema de geração paralela; entre outros.
Segundo dados da Abraccef há no Brasil 73 centros de convenções regularizados que realizam anualmente cerca de 19.800 eventos, atraem um público de 28 milhões de pessoas e movimentam R$ 5 bilhões.
A realização da palestra foi do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e da Acim.
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