Um dos temas mais recorrentes ao longo da programação do Fórum Eventos 2025 foi a necessidade de informação e formação da indústria de eventos. Com esse foco, o painel Dos eventos à experiência: a evolução das convenções reuniu um time de especialistas sob a mediação de Helô Santana, presidente da Associação de Marketing Promocional (Ampro). Participaram da conversa Célio Ashcar Jr., fundador da AKM; Cinara Cardoso, CEO da Tattica; Felipe Lemos, sócio-fundador da Alternativa F Eventos; Felipe Guntovitch, diretor de Operações da The Group; e Rodrigo Stocco, CEO da Renase Eventos.
O ponto central do encontro foi o lançamento do livro colaborativo Convenções corporativas - evolução experiência, organizado por Sergio Junqueira Arantes, CEO do Grupo Conecta e idealizador do evento, com capítulos escritos pelos próprios painelistas. A publicação está sendo lançada pela editora Reflexão Business e compõe o portfólio do Grupo Conecta Eventos.
Em sua contribuição, Célio Ashcar Jr. destacou a importância de relações mais humanas no ambiente profissional. “Quando falamos de construir conexões saudáveis, estamos falando de pessoas. Precisamos pôr a mão na cabeça e permitir que o ser humano esteja à frente dos números. Falta, muitas vezes, olhar no olho e dizer: ‘eu preciso de você para o meu sucesso’. Isso vale para funcionários, fornecedores e parceiros. Ao estabelecer prazos, precisamos lembrar que a execução será feita por pessoas, que devem estar acima de qualquer proposta comercial”, enfatizou.
Cinara Cardoso, CEO da Tattica, abordou a importância do planejamento estratégico para o sucesso de uma convenção. “Um plano bem estruturado demonstra nosso valor ao cliente e reforça a relevância de contratar uma agência especializada. Ele permite programar a logística, adequar a realização ao orçamento disponível, definir a mensagem que será transmitida e como a marca será apresentada aos participantes”, afirmou.
A evolução das convenções na história da humanidade foi o tema do capítulo escrito por Felipe Lemos, da Alternativa F Eventos. Para falar sobre agregação de valor, ele utilizou o exemplo do café: antes valorizado apenas pela qualidade dos grãos, depois como produto embalado e, por fim, como bebida pronta para o consumo. “A economia baseada apenas na experiência está ultrapassada. Hoje podemos demonstrar valor por meio de novas métricas e precisamos evidenciar todas essas possibilidades”, destacou.
O diretor de Operações da The Group, Felipe Guntovitch, defendeu a importância do briefing como ponto de partida. “Só conseguimos estruturar um plano assertivo se partirmos de um bom briefing. A agência precisa entender os objetivos da empresa e o orçamento disponível para definir a melhor estratégia. Quando os resultados não são alcançados, muitas vezes, o problema está justamente no briefing”, alertou.
Encerrando o painel, Rodrigo Stocco, CEO da Renase, celebrou a oportunidade de contribuir com a obra e compartilhou sua visão sobre a valorização das culturas locais nos eventos. “Foi uma honra colaborar com esse livro, onde discuto o desafio de sair do lugar-comum e valorizar a cultura local, independentemente do destino. Cada região tem suas particularidades e, como um apaixonado pelo Brasil, acredito que é essencial que o participante sinta a energia e vivencie experiências culturais autênticas para ser verdadeiramente impactado”, concluiu.
Comentários