O jantar, que reuniu 400 empresários da área no Rosa Rosarum, contou também com
a presença do presidente da UFI - The Global Association of the Exhibition
Industry - Paul Woodward, que veio de Paris especialmente para o evento, e de
Andrés López Valderrama, presidente da AFIDA - Asociación Internacional de
Ferias de América, com sede em Bogotá.
Também foi homenageado na noite o empresário, Juan Pablo de Vera, presidente do
Conselho da União Brasileira das Feiras e da Reed Exhibitions.
O Conselho Diretor do Prêmio Caio é composto pela ABEOC – Associação Brasileira
das Empresas de Eventos; ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis;
ABRACCEF- Associação Brasileira dos Centros de Convenções e Feiras; ACADEMIA –
Academia Brasileira de Eventos e Turismo; AMPRO – Associação de Marketing
Promocional; CBCVB – Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, e
UBRAFE – União Brasileira de Promotores de Feiras.
Prêmio é referência na área de eventos
O Prêmio Caio tem como missão promover, difundir e aprimorar a
utilização de uma das mais modernas e eficazes ferramentas de marketing à
disposição das empresas: a promoção comercial, o marketing promocional, o
turismo de negócios e os eventos, elegendo as melhores empresas, profissionais e
empreendimentos destes setores no país. E também tem a função de resgatar a
memória e preservar a cultura do setor; estimular a atividade como um todo;
promover um grande encontro entre todos os envolvidos com o setor no país.
Para Francisco Santos, “receber este reconhecimento de todo o trade setorial é gratificante, pois chega no momento em que estamos nos preparando para comemorar os 40 anos da Couromoda, em janeiro próximo. E é também um desafio para continuar inovando e criando cenários positivos para os setores de moda, beleza e saúde, onde o nosso grupo atua com dedicação total".
Na mesma noite, também foram
destacados os profissionais dos vários segmentos que compõem o complexo do
turismo de negócios e eventos, contemplando as áreas de serviço, os principais
destinos e os melhores centros de feiras e congressos do Brasil.
Presidente da Apex destaca o trabalho da Couromoda
Durante homenagem a Francisco Santos, foi lido e projetado um texto de autoria do
Presidente da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos, Mauricio Borges, veiculado na Revista Eventos, que destaca o trabalho realizado pela Couromoda,
tendo à frente o empresário que há 40 anos fundou a feira, que é hoje a maior
feira setorial da América Latina.
Confira o texto na integra |
Francisco Santos “A boa condição macroeconômica e os bons resultados do comércio exterior, construídos nos últimos anos, colocam-nos diante de um grande desafio: fazer mais e melhor. E, neste sentido, a Couromoda, sob o comando do Francisco Santos, sempre caminhou ao nosso lado. ![]() Recentemente, a revista Forbes divulgou uma pesquisa de percepção da imagem país. E notem, o Brasil foi o que mais expandiu sua imagem, à frente inclusive das grandes nações desenvolvidas. Somos o país mais citado no mundo. E isso reascende nossa autoestima e abre oportunidades em todos os mercados para os produtos brasileiros. Quando falamos em crescimento, não podemos deixar de lado um importante “motor” de nossa economia: o comércio exterior. As exportações brasileiras, neste momento, ultrapassaram a barreira dos US$ 200 bilhões e até o final do ano deveremos atingir US$ 250 bilhões em vendas externas, um número histórico e significativo para o nosso país. E a indústria do couro é, sem dúvida, parte integrante desse crescimento. Em 10 meses, vendemos mais de US$ 1,5 bilhão. Um crescimento de quase 20% quando comparamos com 2010. E de quase 100% em relação a 2009. Isso é resultado do trabalho empreendido, também, pelo Francisco Santos, que acredita e continua a acreditar que o comércio exterior é uma decisão estratégica de competitividade para nossas empresas. A fundação da Couromoda pelo Francisco, em 1973, é parte desse importante processo. Naquela época, o setor aguardava o comprador procurar as nossas empresas. A Couromoda começou a inverter a ordem. Devo citar ainda um importante desafio enfrentado pelo setor de couros, que se mostrou forte durante a crise mundial do biênio 2008/2009. Não houve queda na participação do couro acabado no valor das exportações. Tal fato demonstra que a política de fortalecimento da exportação desse produto, adotada pelo setor, com apoio da Apex-Brasil, apresentou resultados significativos durante o período, mostrando que, de fato, somos competitivos. Onde está o melhor couro das Américas? Quem não conhece o setor poderia afirmar: na Argentina. Outros diriam no Uruguai, pois digo que não. O melhor curtume das Américas está no interior de Goiás, em Trindade. Esta informação foi publicada recentemente pela revista World Leather. E os bons exemplos não se encerram por aqui. A Itália, referência mundial da moda e do design, compra nosso couro. E a razão é simples: temos qualidade. Assim, quero firmar meu compromisso, como presidente da Apex-Brasil, de estimular ainda mais o setor a ampliar sua participação no mercado internacional em especial os de maior valor agregado em 2013. Tenho a certeza de que continuarei tendo ao nosso lado a Couromoda” Maurício Borges, presidente da APEX Brasil |
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