Neste 1º de outubro começam as comemorações do movimento Outubro Rosa em todo o mundo. O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. Em Petrópolis, mais uma vez a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) lidera as ações. Este ano, a campanha entra em sua quarta edição e com um gostinho mais especial ainda, já que a entidade completa 20 anos de assistência social com pacientes portadores de câncer e em trabalhos de conscientização para a detecção precoce da doença.
A cada ano, a adesão ao Outubro Rosa é maior na cidade, o que é essencial para alertar a sociedade para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. O objetivo da APPO,segundo suas integrantes, é de divulgar, de forma simples, através de palestras e campanhas preventivas, a importância da rápida descoberta da doença para que o tratamento tenha maior eficácia e possibilidade de cura.
“O importante é focar este assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, outubro é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais”, é o que ressalta Ana Cristina Coelho Mattos, presidente da APPO.
No dia 4 de outubro, às 20h, será realizado um jantar beneficente no Castelo de Itaipava previsto para um público de 500 pessoas. No dia 10, às 14h, haverá um desfile de moda do Projeto Maturidade no Clube Petropolitano e, durante todo o mês, palestras de conscientização em diversos locais da cidade.
O ponto alto do Outubro Rosa, será no dia 27 às 14h, com a caminhada “Saúde da Mama, uma nova caminhada”, com saída da Catedral São Pedro de Alcântara e encerramento na Praça da Liberdade, percorrendo várias ruas do Centro Histórico. A expectativa é de pelo menos 5 mil pessoas participando do evento, dentre portadores de câncer, “Vitoriosas” (mulheres que venceram a batalha contra a doença), familiares e simpatizantes da causa, que pintam as principais ruas da cidade de Rosa.
Para solicitar uma palestra ou para obter mais informações sobre os eventos que compõem a programação do Outubro Rosa, os interessados devem procurar a sede da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos, que fica no Shopping Alberto Pereira Dias, à Rua Teresa, nº
Comentários