Oportunidades para transformar o futuro dos eventos

Matthias Schultze, diretor administrativo do GCB German Convention Bureau, compartilha sua pesquisa sobre o potencial futuro do setor e revela as três principais oportunidades que os organizadores devem prestar atenção

Matthias Schultze, MD do GCB
Matthias Schultze, diretor administrativo do GCB German Convention Bureau, compartilha sua pesquisa sobre o potencial futuro do setor e revela as três principais oportunidades que os organizadores devem prestar atenção

O principal objetivo da nossa rede de inovação Future Meeting Space (FMS) é fornecer insights para a comunidade de eventos e orientação prática sobre como construir negócios sustentáveis adequados ao nosso mundo em mudança.

Nossa pesquisa mais recente sobre “Ecossistemas em Mudança – Cenários Futuros para Eventos de Negócios na Era da Comunicação Sem Fronteiras” destaca, portanto, o potencial futuro para eventos de negócios. Da lista de oportunidades identificadas, selecionei três para olhar mais de perto.

1. Reorientando o princípio "cliente é rei/rainha"

Como os eventos de negócios presenciais continuarão a desempenhar um papel significativo na interação social, compartilhamento de conhecimento e construção de relacionamento com o cliente, é fundamental fornecer aos participantes uma experiência personalizada e atender às necessidades individuais.

O design amigável não se restringe apenas ao próprio evento em si, mas também se aplica à chegada, partida, inscrição e uma possível estadia prolongada no respectivo local.

Também é importante lembrar que o que é percebido como exclusivo ou luxuoso mudou nos últimos anos. Experiências e momentos especiais e autênticos têm mais valor do que apenas “coisas superficiais” associadas a um determinado preço.

Dar aos participantes a oportunidade de participar do desenvolvimento de eventos é outra forma de focar em suas necessidades. Envolvê-los desde o início com pesquisas ao vivo, grupos on-line e outras oportunidades para contribuir criativamente durante a organização de eventos fortalecerá o vínculo emocional dos participantes e lhes dará uma sensação real de envolvimento.

Por fim, a tecnologia desempenha um papel na obtenção do foco renovado no cliente. Por exemplo, desenvolvendo ferramentas inteligentes que usam dados para fornecer recomendações personalizadas para que as pessoas possam encontrar os eventos mais adequados às suas necessidades.

2. Repensando a mobilidade

A mobilidade desempenha um papel importante em toda a jornada dos participantes do evento. Meios de viagem fáceis e convenientes são, portanto, essenciais para atrair participantes suficientes no local no futuro.

Isso inclui o uso de ferramentas de mobilidade inteligentes que permitem alternar facilmente entre meios de transporte, por exemplo, de aviões para ônibus e bicicletas compartilhadas. Em última análise, trata-se de fornecer opções de transporte personalizadas que podem ser selecionadas e reservadas com antecedência.

Outro conceito interessante relacionado com o tempo que os participantes passam em viagem diz respeito aos chamados terceiros lugares: quando o trabalho não é feito nem no escritório nem em casa, mas em cafés, meios de transporte ou estações ferroviárias.

Assim como os participantes esperam cada vez mais ter locais de trabalho adequados em eventos, o transporte local e, principalmente, de longa distância pode ser projetado para integrar espaços que apoiem o trabalho em movimento.

Um último pensamento sobre mobilidade diz respeito ao compartilhamento. Particularmente, a micromobilidade compartilhada tornou-se muito popular nas cidades. Aplicar a ideia de compartilhar a jornada em um evento pode não apenas abordar questões de sustentabilidade, mas também apoiar o principal fator de sucesso do evento de networking.

As caronas reduzem custos e emissões ao transformar o transporte individual em um meio de transporte público ou semi-público, e criar uma rede para chegar a um evento, principalmente quando percorrendo a última milha, permite que os participantes se conheçam antes dos eventos e aprimorem engajamento geral.

A propósito, “caronas de eventos” significativas exigem mais do que coordenar tempo e lugar. Deve-se atentar para a formação de um grupo que corresponda às pessoas com base em interesses e habilidades profissionais.

3. Aproveitando o caráter local

Quando as pessoas podem associar experiências emocionais ao aprendizado, elas retêm mais informações novas.

Para serem bem-sucedidos no futuro, os eventos precisarão de um roteiro geral para apoiar esse efeito e os locais que os hospedam podem contribuir consideravelmente para criar histórias que grudem.

O que é típico de uma região proporciona momentos únicos. Pode ser um tesouro natural específico ou empreendedores inovadores que escolheram deliberadamente o local em questão. Talvez existam microtendências a serem exploradas e organizações locais a serem visitadas em busca de inspiração.

A narrativa regional oferece muito espaço para ser criativo, seja integrando produtos projetados localmente no local do evento ou oferecendo comida e bebida sazonal de produtores locais. Particularmente este último pode ser usado como meio de comunicação e até mesmo contribuir para o tema do seu evento.

Fonte: CONFERENCE & MEETING WORLD DIGITAL. Publicado por PORTAL EVENTOS sob licença MASH MEDIA. Direitos Reservados. Original: clique aqui.