Ações com uso de tecnologias, eventos imersivos com valores socioambientais e que proporcionem experiências personalizadas são as apostas para deixar as empresas e marcas em evidência em 2025
Apesar das incertezas do cenário político global, da alta do dólar e das transformações geradas pela evolução tecnológica, o mercado de live marketing brasileiro continuará aquecido em 2025, ultrapassando 100 bilhões de reais em investimento acumulado desde 2024. “Vejo grandes oportunidades em ações e eventos inclusivos, que representam a diversidade do público. Além disso, a inteligência artificial vem com tudo e será uma ferramenta estratégica, permitindo criar experiências altamente personalizadas e eficientes, elevando o engajamento do público”, afirma Flávia Morizono, diretora de operações e planejamento da agência paulistana Joia – Experiências que Transformam, com 13 anos de experiência no segmento.
De acordo com a executiva, o mercado já começa o ano dando sinais de um cenário bastante promissor. “Já temos 15 projetos de eventos corporativos aprovados logo na primeira semana de janeiro, 50% a mais em relação ao mesmo período do ano passado”, comemora Flávia.
As apostas das empresas - A necessidade de se adaptar às demandas de um mundo cada vez mais consciente e tecnológico e a busca por soluções inovadoras, personalizadas e que conecte emocionalmente com as pessoas devem impulsionar principalmente três segmentos do mercado ao longo de 2025:
Ações híbridas: ativações que procuram integrar experiências físicas e digitais para ampliar o público tendem a se consolidar com novas soluções tecnológicas e de conectividade.
Ativações de marca e experiências imersivas: as marcas estão investindo em experiências interativas e memoráveis para engajar diretamente o consumidor, utilizando tecnologia como realidade aumentada e inteligência artificial.
Eventos corporativos: apesar do avanço das tecnologias digitais, as empresas devem continuar apostando em projetos focados no contato social, essencial para fortalecer relacionamentos, criar laços de confiança e engajamento dos colaboradores, parceiros e clientes. “Corporações que investem em eventos se destacam em um mercado cada vez mais competitivo, aproveitando as oportunidades únicas para inovar e reforçar a marca”, observa Flávia.
Oportunidades em meio aos desafios – Agregar recursos tecnológicos no projeto, no entanto, pode encontrar algumas barreiras, que vão exigir agilidade e um bom jogo de cintura das empresas, na opinião da diretora da agência Joia.
A rápida evolução tecnológica traz oportunidades, mas ao mesmo tempo exige que o público se adapte a novos formatos e ferramentas. Por outro lado, é importante que as empresas usem a tecnologia de maneira que enriqueça a experiência das pessoas em seus projetos, sem se tornar uma barreira.
Os acontecimentos externos, como a nova política imposta pelo governo dos Estados Unidos, a guerra na Europa e outros fatores, podem impactar diretamente o ambiente de negócios, afetando investimentos e decisões estratégicas das empresas. “Em tempos de incerteza, o mercado de eventos precisa ser resiliente e ágil para se adaptar às mudanças e minimizar riscos”, afirma Flávia.
Já a disparada da moeda americana frente ao real pode gerar um impacto significativo em eventos internacionais e na aquisição de tecnologia, equipamentos e softwares.
“Os desafios nos levam a buscar novas oportunidades de crescimento. Fortalecer parcerias com operadores que trabalhem com destinos nacionais e ofereçam experiências premium aos clientes, assim como priorizar fornecedores e desenvolvedores brasileiros, capazes de entregar soluções eficientes e acessíveis são caminhos para mitigar esses efeitos", conclui Flávia.
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