Ônibus turístico de dois andares começa a circular neste sábado em São Paulo

Finalmente a maior cidade brasileira ganhará um serviço de ônibus turístico que vai circular pelos principais pontos da cidade. Previsão inicial era para outubro, a passagem custará R$ 40.

A partir deste sábado, 12 de março de 2016 a cidade de São Paulo, começa a ter um serviço de ônibus turístico de dois andares que vai percorrer onze pontos históricos. A previsão inicial era para outubro do ano passado.

As partidas serão às 9h00, 12h40 e 16h00. Aos domingos e feriados, os horários são 10h, 13h40 e 17h. Excepcionalmente aos domingos, devido ao programa Rua Aberta, ou em dias de manifestação, as saídas serão nos mesmos horários, mas os ônibus não passarão ou terão paradas na avenida Paulista.

A passagem custará R$ 40, válida por 24 horas, ou seja, a pessoa pode descer no ponto turístico que quiser e depois continuar o passeio no mesmo dia. Para isso, o passageiro receberá um cartão que dará direito à gratuidade em espaços culturais como no Catavento Cultural e Educacional, Estação Pinacoteca, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Pinacoteca do Estado.

As vendas só ocorrem dentro do ônibus. No interior do veículo, o pagamento poderá ser feito em dinheiro, cartões de crédito ou débito. O Bilhete Único comum não vai operar na “Circular Turismo Sightseeing SP”, e o ingresso da linha turística não poderá ser utilizado no sistema comum.

O trajeto contemplará a Estação da Luz, Mercado Municipal, República, Pacaembu, Av. Paulista/MASP, Av. Paulista/Casa das Rosas, Ibirapuera, Centro Cultural de São Paulo, Liberdade, Patteo do Collegio e Theatro Municipal.

O passageiro deve embarcar nos pontos de parada do “Circular Turismo Sightseeing SP” que têm a mesma estrutura de um ponto de parada convencional. A diferença são as cores, em amarelo e vermelho, com um totem que apresenta o nome do local e seu número no roteiro turístico. A viagem dura até três horas e os ônibus podem usar faixas e corredores dos ônibus urbanos comuns.

Um sistema de som dentro do veículo, com guias, vai passar as informações sobre os pontos turísticos em espanhol, inglês e português. O ônibus de dois andares é da Sambaíba e vai ser guiado por motoristas mulheres.