O que esperar do evento virtual e híbrido em 2021?

Quais serão os mais relevantes aspectos desse mercado? O que as marcas e os participantes buscam?

O que esperar do evento virtual e híbrido em 2021?

Quais serão os mais relevantes aspectos desse mercado?
O que as marcas e os participantes buscam?

Por Vanessa Martin
20/05/21

O que se suspeitava ou esperava virou fato e certo:

  • O mercado de eventos nunca mais será o mesmo de 2019!
  • O ano de 2020 ficou marcado com o ano do evento virtual.
  • A partir de 2022, terá início o reinado do evento híbrido.
  • E 2021 será o ano-ponte entre eles.

E cenários tão diferentes e em tão curto intervalo também são representativos de diferenças significativas entre eles, tanto no design, quanto na produção e entrega destes eventos. Para entender melhor essas transformações, a pesquisa realizada pela Splash, plataforma online de gerenciamento de eventos, identificou vários pontos relevantes descritos a seguir.

O TAMANHO IMPORTA

  • No tipo de evento - Empresas de grande porte realizam eventos mais sofisticados e as de médio e pequeno porte focam em eventos pontuais para clientes e novos funcionários.
  • No tamanho da audiência – as maiores taxas de participação e melhores resultados no fortalecimento de relacionamento e impulsionamento nos negócios são obtidos com eventos de menor público.

OS MAIORES DESAFIOS

Podem ser resumidos na frase “Fazer mais com menos!”, uma vez que entre os três principais itens apontados na fase de transição para o híbrido e virtual estão em manter o mesmo nível de atendimento do presencial (38%), orçamentos de eventos reduzidos (37%) e entregar conteúdo de alta qualidade (37%).

O QUE É IMPORTANTE...

Apesar da maioria dos eventos serem realizados para funcionários (68%) e clientes (atuais 58% e prospects 34%) a tendência é que em 2021 o foco seja direcionado para a captação de novos clientes, uma vez que o principal objetivo no próximo ano é o aumento de receita e vendas.


O FUTURO É HÍBRIDO

É consenso entre os especialistas, que a pandemia apenas acelerou o processo de evolução do mercado de eventos e o virtual e o híbrido tiverem amplo espaço para florescer plenamente. Também dizem que o presencial retornará. Afinal, somos serem sociais e precisamos do convívio social.

Entretanto, o mercado não será igual a 2019, uma vez que as marcas entenderam as vantagens que o evento híbrido oferece.

TAKE AWAY

  • Os profissionais de eventos provaram ser resilientes e buscaram se adaptar aos novos modelos de negócios e de novas tipologias e formatos de eventos. A capacitação foi e continua essencial para obter o conhecimento das novas plataformas e ferramentas digitais, bem como das características do evento virtual e híbrido e das necessidades do consumidor.
  • A dinâmica do tempo sofreu profunda transformação, com os participantes mais cautelosos com o uso do seu tempo disponível, preferindo eventos mais curtos, porém de conteúdo de muita qualidade.
  • Os eventos estão se tornando menores, com mais foco na eficácia e na intimidade para entregarem melhores resultados para as marcas. É preciso flexibilidade para se ajustar à todas essas mudanças e assim conseguir entregar eventos personalizados para cada público, medindo e avaliando o impacto gerados para os negócios.

• As valiosas vantagens complementares que o virtual oferece, em relação ao presencial, faz do evento híbrido a bola da vez para as marcas daqui para a frente.

PARA SABER MAIS
  • Para compor o relatório da Pesquisa Splash foram feitas mais de 3.300 entrevistas de participantes e profissionais de marketing e eventos de 9 segmentos econômicos espalhados pelos EUA (Assistência médica, Educação, Varejo e atacado, Publicidade e mídia, Serviços profissionais, Software e TI, Fabricação, Finanças, seguros e imóveis e Hospitalidade. Realizada em out/2020 Online, Shorter, and Here to Stay: An Outlook on Virtual and Hybrid Events in 2021- www.splashthat.com/resources/2021-outlook
Autora - Vanessa Martin
Apaixonada por eventos e tecnologia, é empresária, educadora e autora de títulos publicados no Brasil e Exterior. Cofundadora do DEE – Digital Event Expert, ecossistema voltado para a capacitação e produção de conteúdo de qualidade sobre eventos digitais e networking de excelência para o profissional e fornecedores deste mercado no país. CEO da VM Consultoria e Pesquisas em Eventos. Mande seus comentários ou sugestão de pauta - vanessa@vmconsultoriaemeventos.com.br 
Fonte: Pesquisa Splash