O Evento Hibrido Deixa Você Inquieto e Inseguro?

Você tem motivos para isso. E não está sozinha (o)!

O EVENTO HIBRIDO DEIXA VOCÊ INQUIETO E INSEGURO?

Você tem motivos para isso. E não está sozinha (o)!

Por Vanessa Martin
03/10/21

A operacionalização do evento híbrido é a mais complexa dos eventos digitais. Entre outros aspectos demanda o design do presencial, do virtual e da integração entre eles. É praticamente consenso de que 2022 será o ano em que se consolida o “reinado” destes eventos.

Mas é preciso deixar claro que os eventos híbridos já eram usados muito antes de 2019. A pandemia apenas destacou com muita evidência os benefícios na sua utilização, reforçados pela utilização e aprendizado forçados do evento virtual.

Embora seja um conhecimento que é dominado por poucos até agora, com a liberação gradativa dos eventos presenciais, o aprendizado dos eventos híbridos já se apresenta como uma das principais necessidades da comunidade nacional e internacional de profissionais de eventos.

Eis alguns pontos relevantes sobre este antigo, mas “novo” mercado:

1. Integração entre os públicos

É preciso tentar ao máximo, mesmo sabendo o quão difícil é fazer com que ambos sintam que recebem o mesmo tratamento. Na verdade, a energia e calor humano que o presencial transmite são únicos e não conseguem ser replicados integralmente no digital. Mesmo assim, muito pode ser feito para aproximá-los, como a contratação de mestre de cerimônias apenas para o online e ouros itens abaixo descritos.

2. Teste, ensaie, ensaie, ensaie

Além do sincronismo fino entre estes dois ambientes (virtual e presencial), a complexidade na operacionalização reforça o uso de programação técnica muito detalhada (em minutos e, até mesmo, em segundos em alguns casos) e o de ensaios.

3. Tenha parceiros e não fornecedores

As dificuldades já relatadas destacam a importância da escolha de ótimos fornecedores do híbrido, em especial do local de evento, do audiovisual e da plataforma de eventos que recebe e transmite o streaming aos participantes.

4. Conteúdo e programação presencial e online diferenciadas

Uma das belezas do virtual está na flexibilidade dos dias/horários e na forma da entrega do conteúdo. Assim sendo, nem toda a programação que será feita no presencial precisa ser entregue no online. Selecione cuidadosamente este conteúdo.

5. Promoção

A dinâmica da atenção e follow up do evento digital também é diferente do presencial, demandando do 1º uma quantidade maior de informações e posts que o 2º. Estruture o planejamento de comunicação de acordo.

6. Aproveite os intervalos

Entre os protocolos que podem ser adotados nos locais de eventos está o de higienização das salas entre as sessões, criando intervalos obrigatórios na programação para este fim. Use estes momentos no virtual para oferecer conteúdo diferencial

7. Banda

Considere a banda de internet um dos quesitos essenciais quando da escolha do local de eventos e do provedor deste serviço (mínimo de 20Mbps apenas para o streaming).

8. Patrocinador como parceiro

O digital oferece várias oportunidades criativas de conteúdo e interação das marcas com o público, aumentando exponencialmente as possibilidades de receitas.

9. Fusos horários

O ambiente virtual facilita e amplia a participação sem fronteiras. Ou seja, não há restrições geográficas para a sua adesão, o que leva à considerar os diferentes fusos horários destes participantes nas decisões estratégicas do evento.

10. Networking e engajamento

O digital permite que a participação seja estimulada nas 3 fases do evento e facilita a construção e manutenção de comunidades.


Ao integrar os dois mundos, o híbrido oferece vantagens e potencializa os resultados para todos os stakeholders de eventos. Ele também reforça a forte tendência do life long learning, ou o aprendizado contínuo pela vida toda.

Novas necessidades. Novos tempos. Novos produtos e serviços. Novos desafios e habilidades profissionais. Vamos juntos?