Número de Desembarques em 2007 supera expectativa

Os Desembarques do ano passado superam os números de 2006, e faz com que o setor recupere a oferta de assento após crise da Varig,e os voôs regulares também bateram recorde histórico em dezembro.

Tanto que o ano de 2007 terminou com um saldo positivo para o turismo internacional no Brasil. Até dezembro do ano passado, 6.444.706 pessoas – entre estrangeiros e brasileiros em retorno do exterior - desembarcaram no país. O resultado ultrapassa em 77.527 chegadas o desempenho de 2006. Só em dezembro de 2007 foram 585.572 desembarques, um número 9,24% superior ao registrado no mesmo mês do ano anterior.

Para a ministra do Turismo, os resultados demonstram a recuperação do setor após a crise da empresa aérea Varig, que teve início em julho de 2006 e seguiu para junho do ano passado. “Até junho sentiu-se o efeito da crise da Varig. No entanto, no segundo semestre, houve uma recuperação bastante expressiva. Isso inverteu o processo e acelerou o crescimento do número de desembarques”, explica.

Outro dado importante diz respeito especificamente aos vôos regulares, que bateram recorde histórico em dezembro, com 557.590 desembarques, um resultado 12,34% superior aos números registrados no mesmo período de 2006. E fecharam o ano com 6.055.842 chegadas. Já os vôos não-regulares ou charters, foram responsáveis por 388.864 desembarques no desempenho anual.

A ministra também lembrou que “o turismo brasileiro mostra, pelos dados de 2007, o resultado de ações desenvolvidas pela estrutura do ministério em parceria com a iniciativa privada”. Para a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, os desembarques espelham ações do Instituto para incrementar a oferta de assentos. “O esforço da Embratur no sentido de apoiar a expansão de disponibilidade em vôos internacionais tem surtido efeitos positivos, conforme demonstram os dados 2007”.

O cálculo de desembarques internacionais é feito a partir de dados da Infraero e inclui estrangeiros e também brasileiros em retorno ao País.

Fonte: Ascom MTur