Novotel Morumbi conquista Prêmio Eficiência Energética

Unidade Morumbi é a primeira no Brasil a adotar um software que controla o aquecimento de água conforme a quantidade de hóspedes no hotel

A rede Novotel, tida como a marca de hotéis de categoria midscale dentro do portfólio do grupo Accor, comunica que acaba de conquistar o Prêmio Eficiência Energética, promovido pela Abesco – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia, reforçando o compromisso da marca Novotel com o desenvolvimento sustentável, uma das principais plataformas do grupo Accor.

Com uma proposta inovadora em promover ações que sintetizem a redução no consumo de água impactando diretamente em uma forma de atuar no comportamento de seus hóspedes, a unidade do Novotel Morumbi organizou em 2009 um estudo com a Termocop, Empresa de Soluções em eficiência energética, para identificar o comportamento de seus clientes com relação ao consumo de água, tempo e período de uso, frequência, entre outros fatores.

A partir da análise, a unidade instalou 93 placas solares no telhado do prédio, que captam o calor e aquecem a água, junto a cinco bombas de calor, semelhante ao sistema de ar condicionado. Para evitar desperdício, foi instalada na unidade um software no sistema de check in e check out, que mensura a quantidade de hóspedes e produz água quente conforme a quantidade de hóspedes presentes no hotel, inovando o conceito de preservação e uso de água na hotelaria.

O resultado obtido ao longo dos últimos três anos é de redução de 50% no consumo de gás, ressaltando que o hotel obteve um aumento de 25% no número de hóspedes, comprovando a melhoria do sistema na redução de energia. No total é uma redução de 80% dos gastos com eletricidade, água e gás (R$ 71 mil por ano), além de evitar a emissão de 124 toneladas de CO2 desde que passou a implantar um sistema de aquecimento solar. “Esta premiação representa mais um importante passo dado pela marca Novotel em apresentar uma gestão que preze pela redução do consumo de energia e um sistema que pretendemos implementar em outras unidades ao longo do tempo”, destaca o diretor de operações da marca Novotel para América Latina, Bernd Hofmann.

A conquista do prêmio reforça o compromisso da rede Novotel com o desenvolvimento sustentável, já comprovado pelo Earth Check – principal certificação de sustentabilidade no turismo do mundo.

Tida como a marca de hotéis de categoria superior dentro do portfólio do grupo Accor, a Novotel oferece aproximadamente 400 hotéis e resorts em 60 países, localizados no centro das principais cidades internacionais, de regiões de negócios a destinos turísticos. O alto padrão presente nos serviços da Novotel contribui para o bem-estar tanto dos que viajam a negócios, quanto dos que viajam a passeio: espaçosos quartos com design modular, cozinha balanceada aberta 24 horas por dia e 7 dias por semana, excelentes salas de reuniões, funcionários atenciosos, áreas exclusivas para crianças e locais para revigorar suas energias. A Novotel é pioneira em desenvolvimento sustentável e seus hotéis participam do programa mundial de certificação ambiental do Earth Check. Para mais informações sobre a Novotel, acesse o site: novotel.com

Líder mundial em operação hoteleira e líder de mercado na Europa, a Accor está presente em 92 países com 4.400 hotéis e mais de 530 mil quartos. Na América Latina são 190 hotéis em 10 países. O amplo portfólio das marcas hoteleiras da Accor – Sofitel, Pullman, MGallery, Novotel, Suite Novotel, Mercure, Adagio, ibis, all seasons/ibis styles, Etap Hotel/Formule 1/ibis budget, hotelF1 e Motel 6 – oferece uma oferta variada, do luxo ao econômico. Com 180 mil funcionários no mundo inteiro, o Grupo oferece aos seus clientes quase 45 anos de experiência em hotelaria.

Fonte: Concept