Novos softwares proporcionam facilidades ao fazer reservas on-line

A Hotel Tonight é um aplicativo móvel que vende hospedagem e a Routehappy possibilita uma busca para tarifas aéreas com base na qualidade.

Duas novas empresas de tecnologia ilustram como uma busca “inspiradora” ajudar no aumento da participação no mercado de viagens. As duas se especializaram na venda de última hora de produtos e de passagens aéreas baseada em preços. A Hotel Tonight é um aplicativo móvel que vende hospedagem disponíveis a partir de meio-dia do mesmo dia até às 2 horas da madrugada. Já a Routehappy possibilita uma busca para tarifas aéreas com base na qualidade da experiência de voo.

A Hotel Tonigh, além do preço, usa fotos e conteúdo que mostra o ambiente e as facilidades de um determinado hotel. “A metade de seus clientes não tinha planejado reservar um quarto naquela noite”, disse Sam Shank, diretor executivo e co-fundador da empresa. “As pessoas iriam para casa ou ficar com um amigo ou parente, mas com o desconto, optaram por um quarto de hotel na última hora.”

A Routehappy oferece assentos em aviões e as avalia usando “Pontuações de Felicidade.” Na página inicial é possível ver preços, além de “assentos mais espaçosos”, “entretenimento”, “wi-fi”, “chegada em tempo”, etc. Também fornece links para as agências de viagens. Robert Albert, fundador e diretor executivo da Routehappy, disse que a empresa está em discussões com sistemas de distribuição que fornecem dados aos agentes de viagens.

Até o momento, uma qualidade fundamental que diferencia o agente de viagens tradicional e a agência de viagens on-line tem sido a personalização. Elas estão começando a passar das ferramentas de reserva “racionais” em que foram construídas - incluindo datas, cidades e tarifas - a ferramentas que oportunizam mapas do mundo e imagens evocativas, temas de viagem e recursos interativos destinados a apelar para as emoções e criar uma experiência de compra altamente personalizada.

Até mesmo as ferramentas móveis destinadas aos viajantes de última hora que têm o orçamento em mente, estão incluindo a inspiração em seus modelos de negócios. Por exemplo, a Hotel Tonight usa fotos de bares com acontecimentos e cenas de cidades charmosas.

O conceito de busca de viagens inspiradora não é novo. Um dos exemplos mais antigos foi a ExperienceFinder da Travelocity, que foi apresentado cerca de cinco anos atrás e que permitiu que o usuário fizesse compras por categorias como “experiência e romance”, “cultura” ou “história”, para citar algumas.

Da mesma forma, o Flexible Date Search (Busca de Data Flexível) da Hotwire permite que os consumidores encontrem datas acessíveis para voos a um destino específico, enquanto o seu “Shop by Theme” (comprar por tema) lhes permite filtrar suas buscas por categorias como “ensolarado” ou “família”. Uma vez que PhoCusWright é uma vitrine para as empresas para mostrar suas tecnologias de viagens mais recentes, muitos ainda estão em fase de desenvolvimento e ainda não foram plenamente testados. Mas eles mostram o rumo que a área de busca de viagens está tomando.