Duas novas empresas de tecnologia ilustram como uma busca “inspiradora” ajudar no aumento da participação no mercado de viagens. As duas se especializaram na venda de última hora de produtos e de passagens aéreas baseada em preços. A Hotel Tonight é um aplicativo móvel que vende hospedagem disponíveis a partir de meio-dia do mesmo dia até às 2 horas da madrugada. Já a Routehappy possibilita uma busca para tarifas aéreas com base na qualidade da experiência de voo.
A Hotel Tonigh, além do preço, usa fotos e conteúdo que mostra o ambiente e as facilidades de um determinado hotel. “A metade de seus clientes não tinha planejado reservar um quarto naquela noite”, disse Sam Shank, diretor executivo e co-fundador da empresa. “As pessoas iriam para casa ou ficar com um amigo ou parente, mas com o desconto, optaram por um quarto de hotel na última hora.”
A Routehappy oferece assentos em aviões e as avalia usando “Pontuações de Felicidade.” Na página inicial é possível ver preços, além de “assentos mais espaçosos”, “entretenimento”, “wi-fi”, “chegada em tempo”, etc. Também fornece links para as agências de viagens. Robert Albert, fundador e diretor executivo da Routehappy, disse que a empresa está em discussões com sistemas de distribuição que fornecem dados aos agentes de viagens.
Até o momento, uma qualidade fundamental que diferencia o agente de viagens tradicional e a agência de viagens on-line tem sido a personalização. Elas estão começando a passar das ferramentas de reserva “racionais” em que foram construídas - incluindo datas, cidades e tarifas - a ferramentas que oportunizam mapas do mundo e imagens evocativas, temas de viagem e recursos interativos destinados a apelar para as emoções e criar uma experiência de compra altamente personalizada.
Até mesmo as ferramentas móveis destinadas aos viajantes de última hora que têm o orçamento em mente, estão incluindo a inspiração em seus modelos de negócios. Por exemplo, a Hotel Tonight usa fotos de bares com acontecimentos e cenas de cidades charmosas.
O conceito de busca de viagens inspiradora não é novo. Um dos exemplos mais antigos foi a ExperienceFinder da Travelocity, que foi apresentado cerca de cinco anos atrás e que permitiu que o usuário fizesse compras por categorias como “experiência e romance”, “cultura” ou “história”, para citar algumas.
Da mesma forma, o Flexible Date Search (Busca de Data Flexível) da Hotwire permite que os consumidores encontrem datas acessíveis para voos a um destino específico, enquanto o seu “Shop by Theme” (comprar por tema) lhes permite filtrar suas buscas por categorias como “ensolarado” ou “família”. Uma vez que PhoCusWright é uma vitrine para as empresas para mostrar suas tecnologias de viagens mais recentes, muitos ainda estão em fase de desenvolvimento e ainda não foram plenamente testados. Mas eles mostram o rumo que a área de busca de viagens está tomando.
Comentários