Novo vôo deverá aumentar em 20% o fluxo de turistas estrangeiros em Minas Gerais

Um elegante jantar realizado na última segunda-feira (11/02) no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte (MG), comemorou o vôo inaugural da companhia aérea portuguesa TAP entre Lisboa e Belo Horizonte, que a partir deste mês irá operar cinco freqüências semanais entre a capital mineira e Portugal. O evento para cerca de 300 pessoas contou com a presença dos principais executivos da TAP, o Embaixador de Portugal no Brasil, autoridades do governo de Minas Gerais e da Embratur, políticos, o trade turístico mineiro, além jornalistas e empresários.

O Airbus A330 que realizou o vôo inaugural da TAP para Minas Gerais aterrissou nesta segunda-feira no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, às 17h50, trazendo autoridades brasileira e portuguesas, entre elas a secretária de Estado de Turismo de Minas, Érica Drumond, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Márcio Lacerda; o presidente da TAP, Fernando Pinto, o vice presidente da TAP, Luiz Gama Mór, a presidente da Embratur, Jeanine Pires e a representante do escritório brasileiro de turismo em Portugal, Neila Araújo. Também esteve no vôo inaugural uma comitiva de 10 jornalistas portugueses que farão um roteiro turístico por Minas Gerais e, posteriormente, a divulgação do destino para o público lusitano.

O vôo entre Belo Horizonte e Lisboa terá cinco freqüências semanais que serão operados as segundas, quartas e quintas-feiras, além de sábados e domingos. O vôo parte de Lisboa às 10 horas e chega a Belo Horizonte às 17h30, horário local. No sentido inverso, decola do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, às 19 horas, chegando à capital portuguesa na manhã do dia seguinte, às 6h05. O vôo será operado pelo Airbus A330, com capacidade para 259 passageiros.

Ligação direta entre Minas e Europa - A chegada do primeiro vôo da TAP ligando Portugal e Minas Gerais foi marcada por muita festa com apresentações de grupos regionais. Uma solenidade oficial de descerramento da placa comemorativa foi realizada no saguão do aeroporto de Confins com a presença dos executivos da TAP, do vice-governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastásia, do embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, entre outras autoridades.

Segundo a secretária de Estado de Turismo de Minas, Érica Drumond, que nos últimos meses tem intensificado as ações de divulgação e promoção do destino Minas Gerais, nos grandes eventos do mercado turístico europeu, “a iniciativa é um novo posicionamento mineiro no mercado internacional, pois, beneficia economicamente o Estado, trazendo não apenas passageiros, mas aumentando o transporte de mercadorias. Tenho certeza de que em breve estes 5 vôos semanais passarão a ser diários”. Érica Drumond também ressaltou que de acordo com estimativas da Embratur, em Minas Gerais deverá aumentar em 20% o fluxo de turistas estrangeiros no estado.

Já o presidente da TAP, Fernando Pinto, acrescentou que a escolha pelo destino Minas Gerais se deu após uma rigorosa análise de mercado e em acordo com as estratégias de crescimento da TAP no Brasil. “Minas Gerais é o oitavo destino no Brasil operado pela TAP e o vôo Lisboa-Belo Horizonte já possui onze mil reservas para os próximos seis meses, número que está de acordo com nossas expectativas”, explicou.

Durante o jantar comemorativo no hotel Ouro Minas, o vice-presidente da TAP, Luis da Gama Mór e o diretor geral da TAP para o Brasil, Mário Carvalho, também apresentaram aos convidados a quarta edição da novíssima revista de bordo da companhia, a revista UP, cuja capa traz o destino Belo Horizonte com a matéria “Pedra preciosa do Brasil”. 

De Confins para o mundo - A escolha do Aeroporto Internacional Tancredo Neves pela TAP também vem a contemplar o anseio dos mineiros em viajar para a Europa sem a necessidade de passar por outros aeroportos no Brasil, como Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Há muitos anos a capital mineira não recebia um vôo internacional non-stop (direto) e, para o início das operações do novo vôo da TAP, foi necessária a realização de obras no terminal de passageiros, sobretudo no desembarque internacional, com a construção de áreas para alfândega e guichês da Polícia Federal e Receita Federal. Uma nova loja Dufry Free Shop também foi construída na área de desembarque internacional do aeroporto de Confins.

Antes mesmo da estréia do novo vôo internacional para Belo Horizonte, a repercussão da volta dos vôos internacionais diretos para a capital mineira gerou uma grande procura dos passageiros. Já são mais de 12 mil reservas feitas para os próximos meses neste vôo, sendo que mais da metade, cerca de 63%, são de Minas Gerais.

Outro fato importante destacado pela secretária de Turismo, Érica Drumond, foi a presença de representantes de outras companhias aéreas na festa de inauguração do primeiro vôo da TAP. Especula-se em terra mineiras que duas companhias aéreas estrangeiras, Ibéria e American Airlines, já iniciarão as negociações para a implantação de novas rotas com destino a capital mineira.