Novo Centro de Eventos em Porto Alegre comportará 10 mil pessoas

Com extensão de 850 metros entre a Rótula das Cuias e o Arroio Dilúvio, o projeto prevê construção em um terreno de 134 mil m².
Centro de eventos na Orla do Guaíba.

Na sexta-feira (5), a gestão municipal anunciou o projeto escolhido para transformar a área do Trecho 2 da Orla do Guaíba por meio de uma parceria público-privada. O projeto, desenvolvido pela consultoria Cheetah, inclui a construção de um moderno Centro de Eventos, um novo anfiteatro, uma marina pública e uma esplanada para até 30 mil pessoas.

“A cidade assistiu à transformação de convivência urbana que foram os trechos 1 e 3 revitalizados”, explicou o prefeito Sebastião Melo. “Agora, damos um passo adiante rumo a uma Porto Alegre mais moderna e aberta ao turismo e às atividades culturais em um espaço de alto padrão”, completou.

O Trecho 2 da Orla do Guaíba, com uma extensão de 850 metros entre a Rótula das Cuias e o Arroio Dilúvio, possui um terreno de 134 mil m². De acordo com a proposta selecionada, 20% desse espaço será destinado à construção, e o projeto prevê um contrato de concessão com duração de 35 anos.

No local, além das instalações mencionadas anteriormente, também estão previstos espaços obrigatórios, tais como:

  • Um farol com mirante, ciclovias, decks e áreas para eventos ao ar livre;
  • Uma reserva natural para preservar os cágados que habitam a região;
  • Playground infantil, cachorródromo e caminho das flores;
  • Estacionamento disponível.

Além disso, o projeto contempla a possibilidade de inclusão de outros empreendimentos complementares, que poderão ser desenvolvidos por meio de parcerias privadas. Essas iniciativas adicionais incluem um museu/aquário, um hotel flutuante, uma instituição de ensino superior e um shopping a céu aberto.

Agora, o processo será conduzido pela Prefeitura, seguindo os seguintes passos: consulta pública, realização de audiência pública e envio do projeto para revisão junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Segundo Norton Lenhart, diretor regional da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, trata-se de "um projeto interessante, bem concebido que vai qualificar a cidade e sua orla com um centro de eventos multiuso, sem pavilhão de feira, um anfiteatro ao ar livre, junto com uma marina publica na orla do Guaiba, que foi dividida em quatro projetos para ser utilizados pela população, dois deles já concluidos: o primeiro deles é contemplativo e com alguns espaços de gastronomia, junto a Usina do Gasometro e ao Guaiba, outro para práticas de esportes no parque Marinha do Brasil, com varias modalidades esportivas, o terceiro terá o centro de eventos, anfiteatros e marina Publica e o quarto são os armazéns de Cais do Porto que ainda está em estudos", e conclui Lenhart, "estes projetos prontos modificarão em muito a nossa cidade, principalmente o centro, tornando-a mais atrativa com belos equipamentos de entretenimento e lazer, consequentemente colaborando com o desenvolvimento do turismo de Poa".


A expectativa é que essas etapas sejam concluídas até o final deste ano. Em seguida, será feita a publicação da licitação, a assinatura do contrato com a empresa concessionária e o início das obras, previstos para ocorrer ao longo de 2024.

Após o início do serviço, estima-se que a conclusão dos trabalhos leve cerca de quatro anos.

O projeto selecionado, com os elementos obrigatórios mencionados, possui um orçamento de aproximadamente R$ 400 milhões, sendo que o investimento público será destinado à construção do Centro de Eventos.

A prefeitura já iniciou um diálogo com o Governo do Estado para buscar uma parceria que viabilize a proposta do espaço de eventos.

Conheça o projeto completo:


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.