O Grupo Accor, que no passado manteve intensa parceria com a Construtora Settin e juntas lançaram, pela primeira vez no Brasil, as bandeiras hoteleiras Mercure (Ibirapuera), Íbis (Expo Barra Funda) e Formule 1 (Paraíso), tem como mais recente aliada a construtora WTorre.
Da parceria nasceram dois grandes projetos, já em andamento: a construção da nova sede da Accor, na Marginal Pinheiros
A nova sede, situada na Marginal Pinheiros, ao lado da Editora Abril, já está em construção e deve ser ocupada em setembro deste ano. Atualmente a empresa está instalada no Centro Empresarial São Paulo e na Avenida Paulista. Com a mudança todas as ramificações do grupo – hotelaria (Sofitel, Mercure, Novotel, Íbis e Formule1), serviços (Ticket, Accentiv, Build Up e Ticket Seg) e corporativas (Académie Accor Latin America e Instituto Accor) ficarão concentradas no mesmo ambiente. O prédio, que terá dez andares, oferecerá moderna tecnologia e comodidade aos funcionários, a exemplo de restaurantes, academia de ginástica, auditório e salas de treinamento.
Join Venture
Além da nova sede, a WTorre e a Accor caminham juntas em outro projeto: a criação de uma Joint Venture no valor de R$ 500 milhões, para construção de 20 novos hotéis no País em três anos e mais 20 hotéis no ano seguinte. A proposta é expandir pelo Brasil as marcas com maior potencial de crescimento, como a Ibis e Formule 1.
Do total de recursos a serem investidos no projeto, 80% serão de responsabilidade da WTorre (incluindo custos dos terrenos e de construção) e 20% do Grupo Accor, a quem caberá cuidar dos investimentos em equipamentos e da gestão exclusiva dos hotéis, após sua entrega.
A escolha das redes Ibis e Formule 1 como prioridades do projeto de expansão é reflexo dos números positivos: ambas cresceram, respectivamente no ano passado, 19,34% e 41,7% no Brasil em volume de negócios, atingindo a marca de R$ 195,7 milhões e R$ 45,9 milhões, segundo Roland de Bonadona, diretor-geral da Accor Hospitality para a América Latina.Os hotéis serão construídos em cidades estratégicas e contemplarão todas as regiões brasileiras. Serão quase de 5.000 novos quartos, sendo 2.730 deles da marca Ibis e 2.000 da Formule 1.
Nova plataforma de marcas
Em meados do ano passado o Grupo Accor lançou sua nova plataforma de marcas, cujo primeiro movimento pôde ser observado pela incorporação dos hotéis Parthenon pela bandeira Mercure, passando a denominar-se Mercure Apartments. Outro lançamento foi a rede Pullmann, que ainda não chegou no Brasil.
Em 2008 o processo teve continuidade com o reposicionamento dos hotéis que levam a marca Sofitel, que passa a atuar dentro do conceito Luxury, dando origem a duas novas bandeiras: Sofitel Legend e So by Sofitel. O primeiro destinado a hotéis instalados em prédios legendários, a exemplo do Sofitel Cartagena Santa Clara, na Colômbia. O segundo com arquitetura moderna e diferenciada, como pode ser observado no Sofitel Madero, de Buenos Aires.
Especula-se no mercado que a parceria da Accor com a WTorre poderá dar mais um fruto. Se isso acontecer a rede hoteleira deve ser uma forte candidata a ocupar o hotel que a empresa está construindo, localizado na esquina da Avenida Juscelino Kubitschek com a Marginal Pinheiros, ao lado das lojas Daslu,
O projeto da WTorre inclui também a criação de um edifício comercial e uma ponte de interligação com a Villa Daslu e deve ficar pronto no segundo trimestre de 2009. Já o hotel, preparado para ser o mais moderno e suntuoso de São Paulo, deve ser entregue até o final de julho do mesmo ano.
A Accor, por meio de sua assessoria de imprensa, manifestou a intenção de entrar na disputa, mas negou ser umas das favoritas. Já a WTorre prefere não divulgar nenhum tipo de informação até que as negociações estejam concluídas.
Caso a concorrência seja vencida pela Accor, São Paulo pode ganhar um dos primeiros hotéis da mais nova bandeira do grupo no mundo: a So by Sofitel. Fontes da rede, no entanto, não confirmam esta informação... mas também não negam.

Comentários