O afastamento de Ricardo Moesch, acusado de favorecer o Instituto Marca Brasil que tinha no Conselho sua mãe Norma Moesch, e Tania Brizolla prestando serviços eventuais, foi uma das grandes injustiças desse momento negro do turismo brasileiro.
Norma se sente duplamente lisonjeada e emocionada com a escolha: “Admiro a organização do evento, que começou com Silvia Zorzanello e Marta Rossi, e hoje segue com os novos diretores Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius, ao lado de Marta, que fazem a cada ano um upgrade no turismo nacional. Na parte da emoção, este troféu tocará meu coração por causa da admiração que possuo pela pessoa que foi a Silvia, por termos atuado juntas, e eu sempre lembrarei dela com carinho e orgulho de ter conhecido. Será difícil segurar o choro no momento da entrega”, diz Norma, visivelmente emocionada.
Sergio Junqueira Arantes, diretor do Portal Eventos, considera que, “mais que uma homenagem, a outorga do Troféu Silvia Zorzanello é um justo desagravo a uma linhagem de grandes profissionais gaúchos injustamente envolvidos na crise do Ministério do Turismo. O afastamento de Ricardo Moesch, acusado de favorecer o Instituto Marca Brasil que tinha no Conselho sua mãe (Norma), e Tania Brizolla prestando serviços eventuais, foi uma das grandes injustiças desse momento negro do turismo brasileiro”.
O diretor do Festuris e filho da homenageada, Eduardo Zorzanello, lembra de todo o trabalho realizado pela mãe para Gramado e para o turismo nacional e internacional: “Este troféu é uma justa homenagem e um nobre reconhecimento por todo o trabalho e dedicação que a Silvia prestou em prol do crescimento e do desenvolvimento do turismo do município. O prêmio em questão é, portanto, uma gratificação de Gramado a toda a contribuição da Silvia para com sua amada cidade, realizada em toda sua jornada de vida.”, ressalta Eduardo.
Silvia Zorzanello - Silvia, que faleceu em julho de 2010, tem sempre o seu nome lembrado em todos os eventos que envolvem turismo e competência. A carreira começou com a formação em magistério, e no curso superior de Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Lecionou por 18 anos e foi gerente geral no Hotel Serrano de Gramado. Pioneira, ao lado de Marta Rossi, a empresária levou o nome da cidade além das fronteiras, com a criação e realização de grandes eventos como o Festival do Turismo de Gramado, Chocofest e Acorde Musical. Todas essas qualidades fazem de Silvia Zorzanello um exemplo de sucesso pessoal e profissional.
Norma Martini Moesch - Bacharel em Turismo e mestre em Comunicação Social e Turismo, foi secretária estadual do Turismo por dois anos. Durante 35 anos de ensino universitário, lecionou as disciplinas de Fundamentos do Turismo, Planejamento do Turismo, Ordenação do Turismo, Supervisão prática de Ensino no meio empresarial e setor público, Promoção e Eventos, Políticas públicas e desenvolvimento Sustentável. Desde 2009, é secretária do Turismo de Santa Maria.
Comentários