Nina Silva, eleita a mulher mais disruptiva do mundo, lidera MBM Experience, Empregabilidade e Empreendedorismo negro

Nina Silva, eleita a mulher mais disruptiva do mundo, lidera MBM Experience, evento que convoca grandes lideranças para falar sobre ESG, Empregabilidade e Empreendedorismo negro Segunda edição do MBM Experience acontece entre os dias 26 e 27 de novembro; evento patrocinado pela Credicard e a Visa será realizado online e é gratuito

Segunda edição do MBM Experience acontece entre os dias 26 e 27 de novembro; evento patrocinado pela Credicard e a Visa será realizado online e é gratuito

A discussão sobre diversidade racial já está presente em muitas empresas, mas a inclusão racial profissional ainda está longe de ser uma realidade na vida de muitos pretos e pardos - apesar de eles serem a maioria da população brasileira. Para promover o assunto, o Movimento Black Money (MBM) realiza a segunda edição do MBM Experience, que irá colocar em pauta o futuro dos negócios em tempos de ESG, o avanço da diversidade e seus efeitos na empregabilidade e tendências do ecossistema negro de inovação, além de apresentar cases reais das principais empresas que estão saindo na frente sobre estes temas.

O evento é idealizado pelo Movimento Black Money, que tem entre seus fundadores a Nina Silva, premiada no dia 02 de novembro como a "Mulher Mais Disruptiva do Mundo", pela Women in Tech Global Awards, em uma cerimônia realizada em Portugal.

Realizado 100% online e gratuito, o MBM Experience acontece nos dias 26 e 27 de novembro e terá nomes como Rachel Maia, Kondzilla, Luiza Trajano, Theo Van der Loo, Eliane Dias e Preto Zezé. Entre os experts que trarão dados, experiências e conhecimento de ponta, também estão nomes internacionais como Myriam Taylor e Kamil Olufowobi. A Credicard é uma das principais patrocinadoras do evento em parceria com a Visa - que junto ao MBM lançaram o Credicard On MBM , um cartão em apoio ao empreendedorismo negro e à causa antirracista.

O evento tem como seus pilares futuro, tecnologia e pertencimento, inspirando-se no afrofuturismo, um movimento que explora a diáspora africana e o afrocentrismo, fugindo da cultura eurocêntrica.

"Com a segunda edição do MBM Experience, nosso objetivo é enegrecer ainda mais as empresas, mostrando que é possível sim ter pessoas pretas em cargos estratégicos, na diretoria, e promover a representatividade corporativa, que há anos é majoritariamente branca. Teremos conosco as principais vozes do Brasil para colaborar na disseminação dessa mensagem para o mundo corporativo", diz Nina Silva, CEO do Movimento Black Money.

Além dos painéis com cerca de 30 convidados, o evento terá apresentações musicais ao vivo - com a banda Dois Africanos e convidados. Os participantes também terão acesso a um Live Shop, um oferecimento da Nuvemshop, com ofertas especiais do Mercado Black Money, de empreendedores negros, para a Black Friday. O evento ainda irá coletar currículos de profissionais pretos para o Black Vagas, banco de Talentos Pretos, visando mais e melhores oportunidades para todos.

"Para o MBM esse evento é de extrema importância, é muito mais que falar sobre diversidade para empresas, é também sobre construir um ecossistema empreendedor pulsante e moderno para comunidade negra. Mostrar que sim, é possível construir nossas grandes companhias e que, além de lucro, podem servir ao interesse coletivo", diz Alan Soares, fundador e CSO do Movimento Black Money.

O principal objetivo do encontro é promover insights para que a sociedade repense a finalidade pelo qual as empresas existem. "Não estamos abstraindo que empresas ainda são movidas pelo lucro. Pelo contrário, com o ESG o lucro ainda está na pauta, porém queremos propor uma nova forma de realizá-lo, realocando o dinheiro para projetos que visam um mundo mais justo, com equidade racial, com maior respeito às individualidades das pessoas e maior responsabilidade no uso de recursos naturais e preservação do meio ambiente, por exemplo", diz Nina Silva.

Serviço

O que: MBM Experience

Quando: 26 e 27 de novembro

Público alvo: Comunidade Negra, brancos antirracistas, empresas interessadas em avançar na pauta ESG

Onde: Inscrições gratuitas em aqui.

Sobre Movimento Black Money

O movimento visa conectar empreendedores e consumidores através de um marketplace, espaço de vendas online que agrupa diversos lojistas. Dessa maneira, incentiva e abre espaço para o empoderamento de jovens negros. Dentre os projetos está o Afreektech, vertente educacional que conta com cursos próprios e de parceiros. Além disso, a startup D’BlackBank oferece serviços financeiros para consumidores e empreendedores negros. Alinhado com tecnologias de ponta, o Movimento Black Money se consolida dentro da chamada sociedade 5.0, definida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) como "modelo de organização social em que tecnologias como big data, inteligência artificial e internet das coisas (IoT) são usadas para criar soluções com foco nas necessidades humanas".

Sobre a Credicard

A Credicard é uma empresa de tecnologia que oferece soluções de pagamento para ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos pessoais. Para isso, seus serviços são desenvolvidos com apoio direto dos clientes, com base em suas necessidades e feedbacks em um processo de cocriação com nossos times de produto. O principal cartão da marca é o Credicard On, que oferece anuidade gratuita para sempre, benefícios em dezenas de parceiros e uma experiência personalizada de uso com o app Credicard On.