Negócios entre locadoras e fornecedores crescerão em 2015

ABLA, associação que reúne as empresas do setor de locação de veículos, tem novo diretor comercial para estimular o mercado.

O setor de locação de veículos é responsável pela compra de mais de 8% da produção anual da indústria automobilística no Brasil e investe milhões de reais por ano em sistemas de rastreamento, softwares, pneus, som automotivo, blindagens e em sinalização de frotas, entre outros produtos e serviços. Para estimular ainda mais esse mercado, a partir desse mês a ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), passa a contar com Jorge Pontual, novo diretor comercial da entidade.

A partir de uma experiência de mais de 20 anos como executivo de vendas no Brasil e na América Latina, Pontual será o elo entre as mais de 2.500 locadoras de veículos representadas pela ABLA e os fornecedores interessados em crescer nesse setor. “Vamos estruturar soluções que proporcionem mais oferta de produtos e serviços e que, ao mesmo tempo, façam com que as locadoras possam ampliar suas receitas ou reduzir custos”, explica Pontual. “O objetivo é criar uma verdadeira relação de ganho para ambas as pontas de cada negociação”.

De início, a ABLA não faz estimativas em relação ao porcentual referente ao incremento de novos negócios. “Trata-se da primeira vez que a associação contará com um profissional voltado exclusivamente para a área comercial”, diz Paulo Nemer, presidente do Conselho Nacional da entidade. “Vamos aguardar os impactos que a novidade trará para então estimar com mais precisão a dimensão de oportunidades que a iniciativa deverá gerar no médio prazo”.

Além disso, conforme Nemer, os números completos do setor de locação de veículos referentes a 2014, incluindo faturamento total, frota e quantidade de locadoras também ajudarão a ABLA a fazer novas projeções. Essas estatísticas estão sendo apuradas e o Censo será divulgado no final do mês do março. “Nesse momento, o que podemos afirmar é que a criação do novo cargo na ABLA partiu do princípio que ainda há muito espaço para crescer e gerar benefícios diretos para os parceiros de negócios e para as locadoras”.

Antes da chegada à ABLA, Jorge Pontual vinha prestando consultoria corporativa nas áreas de gestão de vendas, planejamento estratégico e comercial, liderança e gestão de pessoas, para empresas como Vivo, Nadir Figueiredo, Itaú, Grupo Votorantim, Santander e BR Foods. Pontual tem formação em Administração de Empresas e em Direito, com pós-graduação em Marketing e mestrado em Gestão Empresarial.

Fonte: Assessoria