Mútiplos destinos na América Latina são tema de mesa-redonda no WTM Latin America

Participantes do evento discutem o setor de turismo na região e no mundo nesta terça-feira, dia 23

O número de viagens internacionais cresceu 4% em 2012 superando a marca de um bilhão de turistas, segundo dados divulgadas pela Organização Mundial do Turismo, a UNWTO, e para aproveitar o momento favorável a World Travel Market Latin America 2013 promoveu a Mesa-Redonda da UNWTO sobre oportunidades de múltiplos destinos na América Latina.

 Na  América Latina foram registradas 80 milhões de chegadas, no último ano. A maior parte dos turistas, no entanto, vem da própria região de origem, ou seja: Europeus são os principais turistas a conhecer a Europa, latino-americanos os principais viajantes a conhecer a América Latina e assim por diante. Por isso, estimular os múltiplos destinos na América Latina é uma boa janela para aumentar os lucros do segmento.  

Destinos como da Rota da Estrada Real, que passa por cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, já exploram viagens com mais de um destino, mas o setor pode ser mais explorado. E para isso é importante reforçar qual é a identidade cultural e comercial das cidades em questão. Jeanine Pires, Secretária-executiva do Ministério da Cultura, ressaltou a importância em aproveitar estereótipos para apresentar diferentes características da cultura brasileira na hora de atrair novos visitantes ao país.

Para estimular esta modalidade de turismo existem alguns desafios como: melhorias na conectividade aérea e a flexibilização da burocracia para viagens (questões ligadas aos visto e a travessia das fronteiras). " Com a flexibilização da burocracia teremos muito mais estrangeiros por aqui", afirmou Marco Ferraz, presidente da BRAZTOA (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo).

A WTM Latin America acontece entre os dias 23 e 25 de abril na Transamerica Expo Center, na cidade de São Paulo.