Museu itinerante cruza o Brasil com relíquias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Exposição "Se Prepara Brasil" tem peças como o quimono usado por Sarah Menezes na conquista do ouro Olímpico em 2012, além de acervo digital e interativo

                 Museu itinerante cruza o Brasil com relíquias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

#SomosTodosRio2016

Repleto de relíquias e com acervo digital histórico dos Jogos Olímpicos, o Museu Itinerante "Se Prepara Brasil" é um mergulho no maior evento esportivo do planeta. O museu consiste em duas carretas que cruzam o país em uma jornada de 30 mil quilômetros. 

Ao final de 172 dias de viagem, terão passado por nada menos que 45 cidades das cinco regiões brasileiras. O museu tem peças importadas do Museu Olímpico, sediado em Lausanne, na Suíça, e objetos fornecidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Comitê Rio 2016. Há ainda conteúdo digital e interativo que retrata toda a história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, com destaque para a participação do Brasil. 

O museu exibe, por exemplo, medalhas de prata e bronze de Atenas 1896. Há ainda uma imagem da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparecem pela primeira vez os aros olímpicos. 

Entre as memórias brasileiras, dois destaques são o quimono usado pela judoca Sarah Menezes na conquista do ouro em Londres 2012 e a camisa de Giba no ouro do voleibol brasileiro em Atenas 2004. O museu é gratuito, e a agenda de cidades a serem visitadas pode ser acompanhada pela página oficial no Facebook.