Museu TAM restaura aeronave da 2ª Guerra e amplia acervo em exposição

FW 44J “Stieglitz” foi bastante utilizado pelas forças alemãs E também fez história na Argentina e no Brasil

O Museu TAM acaba de ganhar mais uma nova atração, o Focke-Wulf - J44 “Stieglitz”, um modelo de monomotor raro e significativo para a história da aviação. A aeronave começou a ser fabricada na cidade alemã de Bremen, a partir de 1933. Utilizada pela Luftwaffe (Força Aérea Alemã), fez história durante a 2ª Guerra Mundial e também chegou a ser produzida em Córdoba (Argentina) e no Rio de Janeiro (Brasil), na antiga Fábrica do Galeão.

No Brasil, onde foi o primeiro avião produzido pela fábrica instalada na capital fluminense, o Stieglitz conservou as principais características do modelo original alemão e recebeu a designação 1 AVN (Primeiro Modelo da Aviação Naval). Também foi utilizado para a formação de pilotos da Aviação Naval brasileira e, mais tarde, serviu à FAB (Força Aérea Brasileira) para fins militares até 1942. Depois disso, ainda voou por alguns anos em aeroclubes civis.

O exemplar que está exposto no Museu TAM, em São Carlos (SP), foi fabricado na Argentina, em 1943. Antes de ser exibido ao público, precisou passar por um extenso trabalho de restauração. Ao todo, ficou 1 ano e 8 meses nas oficinas da instituição, que optou por finalizar o processo com uma dupla pintura em sua fuselagem: metade com o desenho da Luftwaffe, metade com as cores da Marinha do Brasil.

Antes de ser exibido ao público, precisou passar por um extenso trabalho de restauração

“Temos muito orgulho de ter realizado este trabalho especial de restauração aqui mesmo porque resgatamos o Stieglitz de um péssimo estado de conservação para deixá-lo inteiro, com totais condições de voo. O público agora tem a chance de conferir de perto um biplano extremamente ágil e em toda a sua plenitude”, afirma João Amaro, presidente do Museu TAM.

Com a novidade, o Museu TAM agora tem 82 aeronaves expostas, incluindo outras raridades importantes para a história mundial da aviação civil e militar, como os aviões Tiger Moth e Stearman. Só neste ano, entre os meses de janeiro e julho, mais de 42 mil pessoas já visitaram a instituição em São Carlos.

DADOS TÉCNICOS - STIEGLITZ DO Museu TAM:

Ano: 1943

Fabricante: Fabrica Militar de Aviones – Argentina, sob licença da Focke-Wulf Flugzeugbau G.m.b.H. – Alemanha.

Comprimento: 7,28m

Envergadura: 9,00m

Altura: 2,83m

Peso Max. para Acrobacia: 770kg (com piloto apenas)

Motor: Siemens Bramo SH-14 A (radial de 7 cilindros)

Velocidade Máxima: 190 km/hr – 118 mph

Potência: 150hp a 2200 rpm

SERVIÇO – Museu TAM

Endereço: Rodovia SP 318, km 249 – São Carlos (SP)

Contato: (16) 3306-2020

Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h)

Coordenadas para quem quiser ir de avião: Latitude 21º52´35´´S e Longitude 047º54´12´´W

Ingressos: R$ 25*, com meia entrada de R$ 12,50* para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças de até 6 anos não pagam. Aceitam-se cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito

Entrada gratuita às quartas-feiras

Estacionamento e wi-fi gratuitos

A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 42 destinos no Brasil e 18 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. É a líder do mercado doméstico, com market share de 41,9% no último mês de julho. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 87,1% do mercado em julho. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (162 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização. O TAM Fidelidade, que possui hoje mais de 9 milhões de associados, já distribuiu mais de 20 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus. É membro da Star Alliance, rede que abrange 1.356 destinos em 193 países. Desde 27 de junho de 2012, a companhia faz parte da holding LATAM Airlines Group S.A, resultado de sua associação com a LAN Airlines S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 150 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 169 destinos, em 27 países, com uma frota de 312 aviões.

Fonte: TAM