Mostra sobre Brasil é atração cultural em Curitiba

Projeto, que ficará em cartaz na capital paranaense até janeiro, propõe uma visita à história para se pensar no Brasil do futuro.












A mostra “Brasil, Passado e Futuro”, realizada de 09 de setembro de 2014 a 04 de janeiro de 2015, no Memorial de Curitiba, em Curitiba, convida o público para uma visita ao passado do Brasil e uma reflexão sobre o futuro. O objetivo é que o público, principalmente os jovens, entenda a história do País e discuta o seu futuro. Para tanto, a mostra, patrocinada pela Caterpillar e produzida pela Cultura Invest, aborda de forma dinâmica as diversas características que formam a nação brasileira – políticas, econômicas, sociais e culturais.

O projeto é formado de documentário e exposição, que reúne fotografias, vídeo-entrevistas, mapas e infográficos. “Brasil, Passado e Futuro” aborda os mais relevantes acontecimentos desde o Brasil Colônia. Os períodos e fenômenos históricos mais importantes e a vida de alguns dos mais influentes personagens estão detalhados em painéis fotográficos e em vídeo instalações.

Para facilitar a compreensão dos momentos históricos, a exposição foi dividida em duas partes: Passado e Futuro. A primeira parte aborda os muitos “brasis” do período colonial. Época na qual faltava integração nacional e a palavra ‘brasileiro’ ainda não tinha significado. A ausência de uma identidade nacional é percebida pelos visitantes nos textos e imagens que remetem à diversidade brasileira e à falta de unidade nacional.

O Império e o início da República é o segundo período a ser contextualizado pela exposição. “Nesse momento, a exposição retrata a modernização e a integração dos diversos ‘brasis’”, adianta André Lima, curador e diretor geral do projeto. Entre os temas abordados estão os grandes conflitos sociais da época, as imigrações, a herança da escravidão, a Semana de Arte Moderna, a industrialização e a Era Vargas.

Na sequência, temas como a intensa mobilização política entre o fim do governo JK e o Regime Militar dão continuidade à exposição, entremeados por aspectos culturais do período como a criação do Cinema Novo, cuja proposta era a de promover o filme do autor, com foco na realidade e cultura nacionais. As amplas manifestações a favor de eleições diretas e o processo de redemocratização do País fecham a primeira parte da exposição.

A segunda parte, sobre o Futuro, aborda o Brasil atual e aquele que os brasileiros desejam, a partir de temas discutidos no século XXI, como os abordados durante a cúpula mundial sobre o desenvolvimento sustentável, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, em 2012 (RIO+20). A visão de personalidades e acadêmicos sobre os diversos assuntos relacionados ao futuro do Brasil compõe esta parte da exposição juntamente com o Cine Futuro. No espaço de cinema, será exibido documentário curta-metragem com a visão de cidadãos brasileiros sobre o futuro da nação.


Fonte: Assessoria de imprensa