Ministro do Turismo comemora o aumento de 20% no fluxo turístico interno

Hoje (2) em coletiva para a imprensa, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, divulgou um balanço sobre afluxo do turismo no início deste ano. Segundo o ministro, o setor tem motivos para comemorar, pois os números apontam para um aumento de 20% no fluxo turístico interno no verão 2008/2009 em relação à temporada anterior.

As operadoras de turismo venderam 15% mais pacotes de viagem em dezembro e janeiro últimos em relação ao mesmo período de 2007 e de 2008. Em janeiro de 2009, o número de passageiros em voos nacionais cresceu em média 10% em relação ao mesmo mês de 2008. Os números da rede hoteleira também reforçam essa tendência. Em São Paulo, a ocupação cresceu 5% em janeiro em relação ao primeiro mês de 2008. Dois dias antes do início do Carnaval, a ocupação dos hotéis do Rio de Janeiro chegou a 82%, índice maior do que o registrado no ano passado.

O gasto dos viajantes nacionais no exterior caiu 23,8% quando comparados os meses de janeiro de 2009 e de janeiro de 2008, segundo o Banco Central. Embora a entrada de dólares gerados pelo turismo também tenha caído quando se comparam os dois meses, em 2008 o crescimento do gasto do turista estrangeiro no Brasil foi de 16,8%, de acordo com o último Barômetro do Turismo Mundial, divulgado em janeiro pela OMT (Organização Mundial do Turismo). O crescimento médio mundial foi de 2%.

"Em novembro, já prevendo o aumento no fluxo turístico interno, antecipamos o lançamento da campanha: Se você é brasileiro, está na hora de conhecer o Brasil, que ficou no ar até o Carnaval. Em 2009, promoveremos ações pontuais antes de cada feriado nacional para estimular os brasileiros a conhecerem o próprio país. O governo federal tem um conjunto de políticas de fortalecimento do setor, desenvolvidas e progressivamente ampliadas desde 2003, quando a pasta foi criada. Um bom exemplo disso é o programa Viaja Mais Melhor Idade, que ajuda a manter o fluxo turístico nos períodos de baixa ocupação", diz Barretto.

Segundo o ministro, a crise financeira não atingiu o turismo nacional, que se beneficiou do fato de o Brasil estar mais competitivo desde outubro de 2008 para estrangeiros e também para brasileiros, e ele enfatizou: "gastaram 30% menos no exterior nos últimos três meses", concluiu.

Fonte: MTur