Ministro do Esporte considera Porto Alegre preparada para Copa

No encontro técnico, a Prefeitura de Porto Alegre fez uma apresentação sobre as obras de mobilidade que estão sendo realizadas e o esquema de trânsito que será montado nos dias da Copa.
Aldo Rebelo (C) destacou a experiência da capital gaúcha em grandes eventos




O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participou nesta segunda-feira, 7, das vistorias das obras no estádio Beira-Rio. Acompanhado do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e de uma comitiva formada por representantes da Prefeitura de Porto Alegre, dos governos estadual e federal e do Sport Club Internacional, o ministro avaliou o andamento dos trabalhos.

“Porto Alegre não é uma cidade sede que me preocupa. É uma Capital que já recebeu uma Copa do Mundo, em 1950, e que está acostumada a grandes eventos internacionais, como o Fórum Social Mundial. Percebemos que as obras estão andando bem e que, o que é importante para o campeonato, deve ser entregue dentro dos prazos” disse Aldo Rebelo.

Antes da vistoria, Aldo Rebelo e Valcke participaram de uma reunião no Centro de Eventos do Beira-Rio, com os membros do Comitê Organizador Local e campeões mundiais, Ronaldo e Bebeto, o prefeito em exercício, Sebastião Melo, o secretário municipal da Copa, João Bosco Vaz, o governador em exercício, Beto Grill, o secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, e o presidente do Sport Club Internacional, Giovanni Luigi.

No encontro técnico, a Prefeitura de Porto Alegre fez uma apresentação sobre as obras de mobilidade que estão sendo realizadas e o esquema de trânsito que será montado nos dias da Copa. O ministro destacou a importância dessas intervenções. “O trabalho em conjunto dos governos federal, estadual e municipal permite que a Copa deixe um grande legado para a cidade. Muitas dessas obras não fazem parte do compromisso que o Brasil assumiu com a Fifa. São obras do PAC que foram antecipadas mas que seriam realizadas de qualquer maneira”, explicou o ministro.

“As obras do entorno do Beira-Rio ficarão prontas para a Copa. Estamos trabalhando para atender todas as exigências da Fifa e eu tenho certeza que, independente do Mundial, são obras que vão melhorar a vida das pessoas que moram em Porto Alegre. Óbvio que a Copa é importante, mas o legado é muito mais importante que o evento”, concluiu o prefeito em exercício, Sebastião Melo.

Depois da Copa – Jérôme Valcke destacou a ligação forte de Porto Alegre com o futebol e com a própria Fifa. “É uma cidade especial para nós, que tem dois grandes times, que forma craques e onde as pessoas gostam e entendem de futebol. Por isso temos que pensar também nos projetos para o futuro, sobre como aproveitar essa estrutura e colocá-la a disposição da comunidade”, disse o secretário-geral de Fifa.

O secretário da Secopa lembrou que muitos programas já existem e serão mantidos, e que o acesso da população a essas iniciativas deve ser ampliado. “A Secretaria Municipal de Esportes tem dezenas de projetos sociais envolvendo o futebol e que atendem 25 mil crianças e adolescentes por mês. Então, toda essa estrutura será utilizada com fins sociais e de estímulo ao esporte”, afirmou João Bosco Vaz.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre