As ações têm por objetivo apresentar o Brasil como destino para a Copa das Confederações, que ocorre no país em junho deste ano, e também para a Copa do Mundo 2014. Outra meta é fazer com que o trade turístico desses países conheça um pouco mais dos atrativos de Minas.
O Goal to Brasil já percorreu as cidades de Santiago, Toronto, Bogotá, Buenos Aires, Paris e Lisboa. A ação conta com a parceria da Embratur, dos Ministérios do Turismo, Esporte, Cultura e das Relações Exteriores. Também participam os governos do Estado cuja cidade-sede é anfitriã, órgãos oficiais de Turismo dos Estados e das cidades, além das Unidades Gestoras da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
A secretária-adjunta de Turismo de Minas, Silvana Nascimento, representará o Estado nos dois eventos. Nesta quinta-feira, 31 de janeiro, na Itália, ela participa de reunião técnica com o trade italiano na Embaixada do Brasil em Roma. O agente de turismo italiano terá a oportunidade de fazer um curso online e participar da campanha de vitrinagem, com posters de Minas. Quem concluir o treinamento vai concorrer a um fam tour para conhecer o Estado, em parceria com VBRATA ITÁLIA.
De acordo com Silvana, a exposição do Brasil gerada pela Copa vai gerar aumento no fluxo dos turistas. A expectativa é que o número de visitantes estrangeiros no país chegue a 10 milhões por ano em 2020. “A nossa meta é fazer com que o turista conheça de perto a cultura do nosso Estado, promovendo Minas internacionalmente”.
Perfil do turista Italiano - A Itália é o terceiro principal país emissor de turistas em Minas Gerais. Em 2011, 3.754 italianos estiveram no Estado, sendo responsáveis por 9,7% de todos os visitantes estrangeiros em Minas Gerais. Conforme estudo realizado pelo Ministério do Turismo (MTUR) e Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), do total de italianos, 24,8% vieram ao Brasil para negócios, eventos e convenções; por outros motivos 40,2%; e 35% foram motivados por lazer. Destes últimos, 50,7% buscaram sol e praia, e 23,9% natureza, ecoturismo ou aventura. Ainda Segundo a pesquisa, a permanência média foi de 22,5 dias.
Perfil do turista espanhol - Pesquisa feita pelo Ministério do Turismo (MTUR) em 2011 indica que 45,6% dos espanhóis que visitaram o Brasil por motivos de lazer, foram atraídos pelo turismo de natureza, aventura ou o ecoturismo, à frente do turismo de sol e praia (36,8%), sendo um público alvo interessante para os destinos mineiros. O levantamento apontou ainda que 77,3% dos espanhóis acharam que a viagem ao Brasil atendeu ou superou a expectativa.
De acordo com dados do MTUR e da Polícia Federal, de 2008 a 2011, o número de espanhóis em Minas Gerais aumentou 66,8%, tornado o 5º país que mais emite turistas para o Estado (2.235 em 2011). A Espanha representou, em 2011, 8,9% do total de visitante europeus para
Comentários