Millennials preferem hostels a hotéis

Compartilhar espaços, conhecer novas culturas e ampliar relacionamentos são algumas das características dessa nova geração que elegeu o Hostel como sua principal hospedagem em 2016.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela *Phocuswright, umas das maiores empresas de pesquisa no setor de turismo, 70% dos viajantes no mundo que reservam um hostel são millennials (jovens de 20 a 36 anos nascidos entre a década de 1980 e meados de 1990).

Com base nisso, o Decolar.com, agência online de viagem líder da América Latina, preparou um estudo para determinar quais foram os hábitos de consumo dos usuários brasileiros que reservaram essa categoria de hospedagem em 2016 e como é distribuída a oferta desse produto atualmente.

“Nos dias de hoje, viajar não é sinônimo de luxo. Acomodações simples e produtos que cabem no bolso acabam sendo a preferência”, afirma André Alves, Country Manager do Decolar Brasil. “Observamos que compartilhar espaços comuns em alojamentos não é um problema para os millennials, mas sim, uma oportunidade de construir relacionamentos, além de conhecer e vivenciar novas culturas”, completou.

A geração millenium tem um grande poder de compra: estima-se em torno de US$ 2,45 trilhões. Eles questionam padrões, buscam formas de romper barreiras e têm como prioridade a expansão do conhecimento. Por isso adoram viajar, acumular novas experiências e conhecer diferentes culturas. “Por meio de uma noção particular de apropriação do mundo, e com a vontade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo (e apropriar-se deles), os millennials surgem como nômades digitais, em busca da experiência da cultura na sua forma mais genuína. E o hostel oferece a eles a ideia de algo mais ligado às raízes”, complementa Paula Limena, autora do livro “The Millennial Mind”, lançado neste mês nos Estados Unidos.

Conheça os TOP destinos

As cidades nacionais e internacionais preferidas pelos usuários que se hospedaram em hostels em 2016 são Rio de Janeiro e Buenos Aires, respectivamente.

Hábitos de consumo dos usuários do Decolar.com

De acordo com os registros de reservas em hostels durante 2016, há algumas conclusões importantes sobre o comportamento de quem escolhe esse tipo de hospedagem.

- Datas de maior demanda

Janeiro, fevereiro e dezembro são os meses com maior número de reservas no Decolar.com. São datas que coincidem com férias de verão, além de datas comemorativas como Réveillon, Carnaval e Natal, o que aumenta a procura por viagens.

- Hostel x Hotel 2 estrelas

Hospedar-se uma noite em um hostel no Brasil é 32% mais barato do que pagar uma diária em um hotel 2 estrelas.

- Como os hostels são pagos?

45% dos brasileiros pagam a hospedagem no próprio destino.

- Verão 2017

Considerando somente os meses de janeiro e fevereiro, Decolar.com aponta que 54% das reservas em hostels foram para destinos internacionais, enquanto 46% para nacionais.

Qual o destino com maior opção de hostels no Brasil?

Por último, dados do Decolar.com mostram que Rio de Janeiro é a cidade que mais oferece opções de hostels, seguida por São Paulo e Florianópolis.

(*) Para saber mais sobre a pesquisa realizada pela Phocuswright, acesse este link.

Fonte: Assessoria