Mercocidades: Agenda de eventos pode integrar cidades da Rota Tchê

A preparação dos destinos turísticos para captar e receber eventos foram os pontos destacados durante o encontro, realizado pela Unidade Temática Turismo (UTT) das Mercocidades e a Secretaria de Turismo da capital gaúcha.
O turismo de eventos é um mercado crescente e uma oportunidade para as cidades ligadas a Rota Tchê




O segundo dia do Encontro dos Secretários de Turismo da Rede Mercocidades, que ocorreu nesta quarta-feira, 10, deve como tema o segmento de “Turismo de Negócios, Congressos e Eventos”. A preparação dos destinos turísticos para captar e receber eventos foram os pontos destacados durante o encontro, realizado pela da Unidade Temática Turismo (UTT) das Mercocidades e a Secretaria de Turismo da capital gaúcha.

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira dos Conventions & Vistors Bureax, João Luiz Moreira, o turismo de eventos é um mercado crescente e uma oportunidade para as cidades ligadas a Rota Tchê. “As cidades precisam ter vocação e identificar que tipo de eventos captar, oferecer uma estrutura, apresentar os benefícios e divulgar”, destacou.

A proximidade do Brasil, Argentina e Uruguai foi outro ponto destacado por Moreira, bem como a utilização da tecnologia da informação, entre eles, cartões de georreferenciamento do usuário, ambientes virtuais que imitam a realidade das cidades em 360º, web mobile e cursos de línguas pela internet.

Para o superintendente do Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, Rui Carvalho, o participante de eventos também é um turista de lazer. “Temos que trabalhar apresentando motivos para que o visitante de negócios permaneça mais tempo na cidade, que venha antes do evento ou traga junto a família, e isso se faz mostrando que Porto Alegre tem atrativos turísticos, programação cultural e de entretenimento”, disse.

Para o superintendente, o resultado disso é economicamente positivo para a cidade. Porto Alegre, por exemplo, já captou quatro eventos no primeiro trimestre deste ano. “O apoio que a entidades fornece também é importante, pois potencializa os nossos mantenedores. Trabalhamos como um clube de relacionamento que tem por finalidade promover o desenvolvimento econômico do destino que defende.

Cultura gera turismo 

A diretora geral do Observatório de Turismo de Buenos Aires, Monica Kapusta, apresentou a estrutura da capital argentina em espaços para eventos, congressos e feiras bem como dados do desempenho deste segmento que nos últimos dez anos apresentou crescimento de 104%. Buenos Aires ocupa a 1ª posição no ranking dos principais destinos de eventos das América e a 16% posição no mundo.

De acordo com Mônica, a cidade trabalha o Turismo Cultural como principal atrativo na geração de fluxo de turistas para os demais segmentos turísticos da cidade. A pauta do dia foi encerrada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RS), José Reynaldo Ritter, que apresentou a estrutura da entidade, suas frentes de atuação e participação nas instâncias de governança do Turismo gaúcho.

Comunicação

Foi consenso que o projeto rota Capitais Gaúchas – Rotas Tchê deva ser transformado na bandeira comunicativa da Unidade Temática de Turismo das Mercocidades e de alinhamento das cidades envolvidas no projeto de criação de um mapa de destinos e atrativos integrados no eixo compreendido entre o Sul do Brasil, Uruguai e Argentina.

Os representantes das cidades concluíram também que, por suas características diferenciadaa e pela abrangência de sua territorialidade, Rotas Tchês necessita de um plano de comunicação marcado pela originalidade. Dentro do processo de articulação de uma rede de comunicação do projeto Rotas Tchê uma das propostas é o envolvimento de universidades dos três países que tenham em sua grade cursos de Comunicação e de Turismo, bem como de associações de imprensa.

Fonte: Ascom