Mercados de eventos de Pernambuco debate protocolos dia 14

Setor rejeita ideia de um protocolo único, visto que os eventos têm natureza diferente
Tatiana Marques presidente da Abeoc Pernambuco

Imerso em uma crise sem precedentes provocada pela pandemia da Covid-19, que já fez com que 30% das empresas que atuam no setor fechassem as portas no Brasil, o futuro do mercado de eventos em Pernambuco será debatido no próximo dia 14.

O encontro, que acontece no dia 14 de julho das 18h30 às 20h30, será realizado pelo Zoom e Google Meet do Convention Bureau do Recife e Porto de Galinhas e transmitido pelo Facebook da Associação Brasileira de Empresas de Eventos de Pernambuco (Abeoc-PE), responsável pela promoção, junto com a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) e Associação Brasileira de Cenografia (Abrace) a reunião.

Juntas, as entidades representativas recebem lideranças do setor nacional para discutir desde os protocolos de retomada gradual por tipo de evento às formas de corresponsabilização pelo segmento das novas diretrizes sanitárias para o que será o novo normal para o setor.

Estrategicamente, convidamos as maiores lideranças da área a nível nacional para participar desse grande encontro do mercado de eventos do Estado. Nomes, como Armando Campos Mello, ex-presidente e atual consultor da Ubrafe (União Brasileira de Feiras); Sérgio Junqueira Arantes, CEO do grupo Expo Eventos e atual presidente da Academia Brasileira de Eventos e presidente do Fórum Eventos”, revela a cerimonialista e presidente da Abeoc-PE, Tatiana Marques.

De acordo com ela, essa foi a forma encontrada para chamar a atenção do governo estadual para que sejam criados protocolos sanitários distintos para o retorno das atividades.

Embora não tenha sido entregue formalmente para a gente o protocolo final de como o setor deverá se portar diante dos novos formatos de fazer eventos, o que sabemos até agora é que a criação desse protocolo se dará de maneira unificada”, diz Tatiana. Ela entende que não há sentido de tratar um setor que é tão segmentado, como o de eventos, como um único.

Um evento, por exemplo, como um congresso, não compreende a mesma exigência de um show. Então, não tem sentido um protocolo único, conforme o governo de Pernambuco pretende adotar”, explica a cerimonialista, que afirma ter feito convite às lideranças do setor de turismo e eventos para participar da reunião virtual.

Além das questões que envolvem a retomada, o encontro também deve servir para que se possa fazer uma radiografia do setor em Pernambuco. “Justamente pelo segmento ser muito diversificado, terminamos não tendo uma análise quantitativa precisa do setor. E pretendemos fazer desse levantamento um verdadeiro legado que essa pandemia deixará”, afirma Tatiana Marques.

Fonte: Assessoria