Mercado de eventos cresce e impulsiona empresas do setor

O país vive um momento único no setor de eventos. E motivos não faltam para isso.

De acordo com pesquisa do Portal Eventos, a cidade de São Paulo realiza, aproximadamente, 300 mil eventos por ano e movimenta 75% do mercado brasileiro de feiras de negócios. Em termos de receita, os eventos geram para a capital paulista R$ 2,9 bilhões/ano, atraindo 4 milhões de turistas.

Outro dado importante são os empregos gerados por esse crescimento: em média, 500 mil novos postos, diretos e indiretos. A União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe) estima que, em 2013, seus associados promovam 201 grandes feiras de negócios, que reunirão 54 mil empresas e 5,5 milhões de visitantes.

E foi esse cenário promissor que impulsionou o crescimento das empresas que atuam no segmento de eventos, com merecido destaque para as montadoras de estandes. Um exemplo é a CAS Stands, que atua há 13 anos com projetos e construções de estandes para feiras e exposições. Decorrente do trabalho criativo, organizado e pontual, conquistou uma sólida posição no mercado. Instalada numa área de 5000 m2, mantém infraestrutura própria em todos os setores inerentes ao negócio, o que permitiu participar de 93 eventos em 2012 onde projetou e executou 325 estandes.

Carlos Alberto Sauandag, diretor da empresa, explica que as feiras de negócios, que contemplam diversos segmentos econômicos deverão ocupar 3,5 milhões de m2 de área de exposição nos pavilhões de 23 cidades brasileiras, segundo dados da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe). “São Paulo ainda concentra 75% do total das feiras agendadas”, destaca.

O setor se mantém sempre em alta. Prova disso são as feiras que somam mais de vinte edições. “Esses eventos expositivos se tornam grandes centros de encontro entre empresas que oferecem novos produtos e serviços, gerando novas parcerias e negócios, fazendo a economia do país crescer cada vez mais. Não só o número de eventos vem aumentando, mas também o de expositores”, explica Carlos.

Outro segmento - o de locação de mobiliário para eventos - também está muito atento a esse crescimento. No mercado há sete anos, a Strutura Locações possui um vasto acervo que vai desde tapetes e ar condicionado até equipamentos de tecnologia. A empresa, que também pertence a Carlos Sauandag, possui frota própria e atende a todo território nacional.

No último ano, atendeu 135 eventos dos mais variados portes, com destaque para Indy 2013 em que foi responsável pelo lounge. “Para estar nesse mercado competitivo, o empresário tem que ser um pouco visionário, enxergar as necessidades e investir”, afirma Laércio Bisi, também diretor da Strutura Locações.

Para dar voz a todas essas empresas que cresceram juntamente com o mercado, propondo melhorias, alteração no calendário de eventos – que hoje não é equilibrado -, e também promover uma sinergia entre montadoras, promotoras e centros de exposições foi fundada a ABRACE - Associação Brasileira das Montadoras e Locadoras de Estandes.

Alessandro Ragazzi, diretor jurídico da ABRACE, explica que o foco principal são as melhorias nas formas de trabalho. “As exigências do mercado são cada vez maiores. É preciso ter qualidade, segurança no trabalho e cumprir o prazo de entrega, mas o calendário está cada dia mais apertado”, recorda.

A entidade, que já conta com 60 empresas associadas, pretende trabalhar em conjunto com o Sindiprom (Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo) e a Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras).