As informações foram passadas pelo presidente executivo da UBRAFE e Acadêmico da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Armando de Campos Mello, durante reunião do Colégio Acadêmico no último dia 11, em evento promovido pela Academia, em São Paulo.
Mello apresentou ainda outros dados revelados pelo levantamento, que apontou que o mercado de feiras de negócios movimenta, na cidade, cerca de R$ 16,3 bilhões anuais. "Esse dado contempla todos os processos diretos e indiretos que envolvem a realização das feiras e dos congressos. Nós não contabilizamos o volume de negócios desses eventos", afirmou.
O estudo também revelou que das cerca de 800 ferias de negócios que a cidade recebe por ano, 202 são realizados em pavilhões, 321 em Centros de Convenções, 196 em hotéis e o restante em outros locais, com público somado em mais de 8 milhões de visitantes.
Além do segmento hoteleiro, impacto grande também no setor de alimentação, com gastos de R$ 550 milhões apenas com visitantes não residentes de São Paulo e um total de 38 milhões de refeições/ano.
No turismo, os gastos com o transporte até o local do evento somam R$ 2,56 bilhões. São mais 5,2 milhões de trechos aéreos nacionais e 191 mil internacionais, com R$ 1,8 bilhão movimentado só nos trechos nacionais para a participação em feiras de negócios em São Paulo. A movimentação em transporte local chega a R$ 60 milhões com ônibus e vans e R$ 65 milhões com a locação de carros.
A pesquisa mapeou todos os agentes envolvidos direta ou indiretamente no setor, como organizadores e promotores de eventos, pavilhões, expositores e fornecedores (montagem, serviços e produtos), além do impacto na hospitalidade, alimentação, transporte aéreo, transporte terrestre, compras e entretenimento na região metropolitana de São Paulo.
Academia Brasileira de Eventos e Turismo
A Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi inaugurada em fevereiro 2006 como Academia Brasileira de Eventos. Iniciativa inédita no país, surgiu da necessidade de nutrir o segmento com pesquisas e dados capazes de prever conjunturas, amparar crises e nortear ações no que se refere às tendências mundiais dos segmentos de turismo e eventos e suas reflexões no Brasil. Tem como objetivo principal trazer, por meio de ações inéditas e programadas, a integração de esforços para a implementação do setor a nível nacional e internacional.
Composta atualmente por 35 acadêmicos efetivos e perpétuos, à semelhança de outras Academias no Brasil e no mundo, tem seu quadro constituído por profissionais notórios dos segmentos de marketing promocional, turismo de negócios, promoção comercial, transporte aéreo, hotelaria e outros. Entre suas principais ações, instituiu o Dia do Profissional de Eventos, comemorado em 30 de abril. Mais detalhes: http://academiaeventosturismo.org.br/
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