Mato Grosso do Sul inaugura Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo

Mato Grosso do Sul entrega para o mundo, o maior aquário de água doce. Segmentos do turismo, educação, pesquisa e outros ganham um complexo com 19 mil m² de área construída e vive um marco em sua história na última segunda-feira (28).
Vista aérea Bioparque Pantanal

Mato Grosso do Sul entrega para o mundo, o maior aquário de água doce. Segmentos do turismo, educação, pesquisa e outros ganham um complexo com 19 mil m² de área construída e vive um marco em sua história na última segunda-feira (28). 

Localizado nas dependências do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, o Bioparque do Pantanal abriga o maior aquário de água doce do mundo. Com a entrega, os benefícios vão além do fortalecimento do turismo de Mato Grosso do Sul, tornando-se um centro de referências em pesquisas.

É uma alegria poder entregar o Bioparque Pantanal, uma obra tão esperada pela nossa população. Hoje, Mato Grosso do Sul vive um momento que vai ficar para a história”, destacou o governador Reinaldo Azambuja.

Governador do Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja

A gente conclui uma longa jornada de obras, de construção, e agora se inicia uma nova história. Um novo equipamento, com uma nova proposta para se tornar realmente algo de uma dimensão muito grande do ponto de vista não só turístico, mas também científico, educacional e de conscientização”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

Fortalecimento do Turismo

Para Bruno Wendling, diretor presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, a importância do Bioparque Pantanal para o fortalecimento do turismo do estado é imensa. "Eu tenho dito isso, que o Bioparque, ele redesenha a oferta turística do Mato Grosso do Sul, coloca Campo Grande em evidência, uma capital já belíssima, mas que é para os turistas que vão ao Pantanal e Bonito na sua grande maioria apenas uma cidade de passagem, mas que agora com Bioparque um atrativo âncora, entendo que boa parte vai querer permanecer um dia a mais em nossa capital  e conhecer esse equipamento maravilhoso". 

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Bioparque Pantanal conta com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água. O complexo ainda oferece um museu interativo, biblioteca, auditório com capacidade para 250 pessoas, sala de exposição e laboratórios de pesquisa para estudantes, cientistas e pesquisadores. 

"Além de ser uma alternativa dentro  de Campo Grande para visitantes que já vem aqui à negócios e todo conhecimento que ele traz, a parte de tecnologia, a parte técnica científica, os congressos, feiras que poderão ser atraídos para o Bioparque, tudo isso vai incrementar muito o fluxo de turistas para Campo Grande e para o estado. Ele significa de fato um novo momento do turismo do Mato Grosso do Sul, um equipamento emblemático que eu tenho certeza que vai trazer muita alegria para nosso estado." finaliza Bruno.

Fachada Bioparque Pantanal

A obra

O principal atrativo do Bioparque Pantanal é o circuito que forma o maior aquário de água doce do mundo, onde o visitante terá contato com as principais espécies de peixes do Pantanal e dos 5 continentes. A cenografia dos tanques é de autoria do artista plástico, cenógrafo e ambientalista, Roberto Alves Gallo, reproduzindo cada ambiente conforme pode ser visto abaixo.

O Bioparque oferece também um ambiente aberto que representa o Pantanal na sua forma “bruta”, possibilitando contato com animais típicos do bioma como o jacaré vivendo ao ar livre. Uma passarela ainda na área externa conduz ao mirante de contemplação de aves e outros animais em seu habitat natural, o Parque das Nações Indígenas.

Museu Bioparque Pantanal

Além do turismo

O Bioparque Pantanal oferece um novo conceito que une educação, pesquisa e conservação, promovendo projetos de pesquisa e conservação de espécies, valorizando o bem-estar dos animais e orientando seus visitantes pela educação ambiental. O museu, laboratórios de educação ambiental e pesquisa científica e centro de convenções, proporcionam um conjunto de atividades e experiências, de maneira inovadora, dinâmica e viva.

Outras atividades possíveis de serem realizadas dentro do Bioparque, e que serão importante gerador de receitas para sua manutenção, são os eventos: seminários, conferências, formaturas ou eventos sociais poderão ser realizados, aproveitando toda a dinâmica que o local oferece.

Com a bancada multimídia e a Biblioteca disponíveis no primeiro piso, o visitante poderá também ampliar seus conhecimentos e pesquisas em diferentes temas de seu interesse. O Bioparque Pantanal também contará com a oferta de produtos e serviços nos restaurantes, lanchonetes e lojas de artesanato e souvenires que serão implantados ao longo do ano, visando complementar a experiência do visitante e proporcionar bem-estar durante a sua estada no ambiente.

Passarela visita

Visitação

A diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, destaca que a visitação aberta ao público em geral terá início no dia 1º de maio e os primeiros 30 dias após a inauguração serão de treinamento, com agendas internas e institucionais.

Está sendo elaborada uma plataforma por onde a população poderá se cadastrar para visitar o Bioparque. Serão visitas guiadas, segmentadas. A visita será feita com um guia-chefe e dez condutores, as pessoas vão se cadastrar e será emitido um voucher com dia e horário da visita”, afirmou.

A visitação será gratuita até o último dia do ano e a capacidade diária será de 300 pessoas, 150 pela manhã e 150 à tarde.


INDECISÃO

As obras do Bioparque Pantanal foram iniciadas em maio de 2011, ainda na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB), e segundo divulgação do jornal Correio do Estado, as obras chegaram a consumir cerca de R$ 250 milhões dos cofres públicos.

A previsão inicial estimava um gasto de R$ 84 milhões no empreendimento. A elevação dos custos ocorreu por diversos impasses e denúncias de mau uso de recursos públicos.

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário do Pantanal conta com 33 tanques, sendo 23 internos e 8 externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, com um volume total de 5 milhões de litros de água.

A administração do Aquário do Pantanal segue sem definição. O grupo Cataratas, a holding, que administra pontos turísticos no Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro, venceu a licitação de 2014 para conduzir o aquário sul-mato-grossense mas as vésperas da inauguração desistiu do projeto. 

Atualmente o ente estadual será o administrador do Bioparque até 31 de dezembro deste ano, até que  até que outra empresa seja escolhida por meio de nova licitação.