Marriot internacional fecha 2016 com uma expansão global histórica

A empresa assinou 880 novos contratos para hotéis representando 136.000 quartos Crescente presença global com mais da metade dos projetos fora da América do Norte
Marriot São Paulo Guarulhos

A Marriott International anunciou que 2016 representou o ano mais forte de crescimento em número de quartos de sua história. A Marriott abriu um recorde de 55 mil quartos em 2016, com exceção dos 381 mil quartos obtidos com a aquisição da Starwood. A empresa como um tudo assinou 880 novos contratos para hotéis, representando cerca de 136.000 quartos, sob gestão de longo prazo e acordos de franquia, e abriu mais de 400 hotéis com mais de 68.000 quartos em todo o mundo. A Marriott agora opera ou tem em franquia de mais de 6.000 hotéis e quase 1,2 milhões de quartos.

"2016 ficará marcado como um ano notável na história da Marriott. Concluímos a aquisição da Starwood e registramos um crescimento recorde que ressalta a forte preferência que os proprietários e franqueados têm por nosso inigualável portfólio de marcas, as melhores plataformas de vendas e marketing e os associados mais dedicados da indústria ", disse Arne Sorenson, Presidente e CEO da Marriott. "Nossas realizações este ano posicionam a Marriott para o sucesso contínuo e criam maiores oportunidades para os nossos clientes, associados, parceiros de desenvolvimento, acionistas e as comunidades onde fazemos negócios."

"Conseguimos um forte crescimento global nos mercados estabelecidos e emergentes em 2016", disse Tony Capuano, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Desenvolvimento Global da Marriott. "De acordo com a STR, desde dezembro de 2016, os projetos em desenvolvimento da Marriott na América do Norte representavam 36% (número que coloca a empresa na liderança) dos quartos em construção e 14% dos quartos abertos pela indústria hoteleira. Pela primeira vez na história da Marriott, mais da metade dos quartos em nosso projeto de desenvolvimento estão fora da América do Norte, com 44% desses quartos em construção ".

A distribuição global de hotéis com serviços selecionados da empresa como um tudo incluiu quase 4.000 propriedades no final de 2016. O portfólio de hotéis com serviços selecionados da empresa combinada continua a experimentar forte impulso global com 275 inaugurações e mais de 640 novos contratos assinados no ano passado. O crescimento deve acelerar com cerca de 1.800 projetos em andamento de hotéis com serviços selecionados. A poderosa trajetória de crescimento dos hotéis com serviços selecionados foi liderada pelas marcas Courtyard by Marriott, Fairfield Inn and Suites e Residence Inn by Marriott, e apoiada pelos mais novos membros do portfólio de hotéis com serviços selecionados da empresa, a Aloft e a Element, cada uma das quais registrou seu maior número de contratações.

A empresa combinada reforçou ainda mais a sua liderança nos segmentos de luxo e upper-upscale da STR, com a assinatura de 236 novos hotéis, representando mais de 50.000 quartos e a abertura de mais de 100 hotéis, representando mais de 27.000 quartos, em destinos como Cingapura, Houston e Sanya, China, visto que uma nova geração de viajantes procura experiências distintas ao redor do mundo. A participação da Marriott nos projetos da indústria de hotéis de luxo é de 29%. Os hoteleiros independentes têm mais opções do que nunca para alavancar os poderosos sistemas de fidelidade e distribuição da Marriott com a Autograph Collection, que no ano passado superou os 110 hotéis abertos, além das marcas Tribute Portfolio e The Luxury Collection. Em conjunto, estas três marcas geraram quase 80 contratos assinados durante o ano, contribuindo para a abertura de 28 hotéis em 2016.

"A Marriott está bem posicionada para um forte crescimento nos próximos anos", continuou Capuano. "Oferecemos aos nossos parceiros de desenvolvimento os benefícios da escala e vantagens competitivas que podem ajudá-los a maximizar seus retornos sobre o investimento. Oferecemos também o mais amplo portfólio de marcas e as principais plataformas de fidelização da indústria. Nós temos a marca certa para o lugar certo, seja um novo desenvolvimento de hotel ou uma oportunidade para reposicionar um ativo existente.